Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Folha e União Europeia realizam palestra sobre inteligência artificial e desinformação

Pesquisadora abordará os temas sob contexto de eleições na Europa, nos EUA e no Brasil; evento gratuito acontece na terça (23), às 14h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha promove na próxima terça-feira (23), em parceria com a União Europeia no Brasil, a palestra "Inteligência artificial, desinformação e democracia: desafios para a cobertura jornalística". O evento é gratuito e acontece no auditório do jornal, no centro de São Paulo, das 14h às 16h.

A palestra será ministrada pela jornalista Carme Colomina, pesquisadora especializada em União Europeia, desinformação e política global do Barcelona Centre for International Affairs (Centro de Relações Internacionais de Barcelona), e mediada pela jornalista Renata Galf, repórter da Folha.

Ilustração mostra quatro pessoas consumindo informações de diferentes formas; ao fundo, quatro barras vermelhas, dispostas em ordem crescente, se assemelham a um gráfico; a primeira pessoa está sentada sobre a barra menor, à esquerda, e utiliza um tablet; a segunda, sentada sobre a barra seguinte, apoia um laptop no colo; a terceira, sentada no chão, está diante da penúltima barra e utiliza um smartphone; e a quarta pessoa, em pé e diante da maior barra, à direita, lê um jornal impresso
Palestra organizada pela Folha e pela UE debate a desinformação, o uso da IA em campanhas eleitorais e o papel da cobertura jornalística - Catarina Pignato

O objetivo é debater o uso da inteligência artificial como recurso de campanha e de manipulação dos eleitores. Neste ano, haverá eleição para o Parlamento Europeu, para presidente dos Estados Unidos e, no Brasil, para prefeitos.

Outro ponto de discussão é o papel da cobertura jornalística na identificação de conteúdos gerados por IA e no combate à desinformação.

Aberta ao público, a palestra terá tradução simultânea do espanhol para o português. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo Sympla.


Palestra "Inteligência artificial, desinformação e democracia: desafios para a cobertura jornalística"

Data e horário: 23 de abril (terça-feira), das 14h às 16h

Local: Auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos)

Inscreva-se pelo Sympla

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.