O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

O Camp Nou enche por elas, não por eles

Time feminino do Barcelona bate o próprio recorde ao levar 91.648 torcedores ao estádio, na Champions League

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Placar no Camp Nou mostra o público de Barcelona x Wolfsburg (91.648 pessoas), jogo de ida de semifinal da Liga dos Campeões da Europa feminina

Placar no Camp Nou mostra o público de Barcelona x Wolfsburg, jogo de ida de semifinal da Liga dos Campeões da Europa feminina Albert Gea - 22.abr.2022/Reuters

Um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 99.354 torcedores, voltou recentemente a ver suas cadeiras cheias, cheias mesmo, de gente.

Não, porém, nas partidas da tradicionalíssima equipe masculina, que não conta com Messi já há uns meses e faz temporada medíocre, mesmo tendo melhorado depois da troca de técnico em novembro de 2021 –saiu Ronald Koeman, entrou Xavi.

É o time feminino, bem pouco exposto na mídia –assim como todos os demais–, o responsável por animar e empolgar os fãs do popularíssimo clube de uniforme azul e grená.

O primeiro marco das mulheres do Barça ocorreu no fim de março, quando, pelas quartas de final nas Champions League, eliminou o maior rival, o Real Madrid, ao ganhar por 5 a 2. Tinha sido a primeira apresentação da equipe catalã, com portões abertos, no Camp Nou.

O público no estádio, de 91.553, foi o mais alto até então em um duelo interclubes feminino. O anterior era de 2019, quando o estádio Wanda Metropolitano teve 60.739 torcedores em Atlético de Madrid 0 x 2 Barcelona.

Essa marca foi derrubada nesta sexta (22), quando, pelas semifinais da Champions, o Barcelona aplicou um contundente 5 a 1 no alemão Wolfsburg, com 91.648 pessoas Camp Nou.

À frente de três desoladas jogadoras do Wolfsburg, a meia Alexia Putellas, do Barcelona, comemora com os braços abertos e sorriso no rosto o quinto gol do time no jogo na Espanha; no braço esquerdo ela usa uma tarja amarela, de capitã da equipe
À frente de jogadoras do Wolfsburg, a meia Alexia Putellas, capitã do Barcelona e melhor jogadora da atualidade, comemora o quinto gol do time espanhol no confronto na Espanha - Lluis Gene - 22.abr.2022/AFP

Os gols do mandante foram de Alexia Putellas (2), que é a atual melhor jogadora do mundo (ganhou a Bola de Ouro e também o prêmio The Best), Aitana Bonmatí, Caroline Graham Hansen e Jenni Hermoso. Jill Hoord fez o tento do visitante.

Graham Hansen, atacante norueguesa, resumiu o sentimento da equipe acerca da lotação do Campo Nou, antes do confronto com o Wolfsburg: "Não há muitos homens no futebol que jogaram diante de 90 mil pessoas".

Enquanto o Barça feminino encanta –está invicto há 41 jogos, e todos esses 41 foram vitórias, com 33 goleadas e até um 10 a 1, no Sevilla– e enche o estádio, o Barça masculino registrou uma média de 65.864 pessoas nas cinco partidas mais recentes no Camp Nou.

Nessas, Piqué, Daniel Alves, Busquets e companhia registraram duas vitórias, um empate e duas derrotas, uma delas resultando na eliminação na Liga Europa, diante do alemão Eintracht Frankfurt.

Liga Europa porque nem na Champions League, o principal campeonato na Europa, os homens do Barcelona conseguirem se manter, não obtendo a classificação para os mata-matas em seu grupo –passaram o Bayern de Munique e o Benfica.

Ou seja, o time não tem jogado o necessário para lotar o estádio.

Com dois bumbos, um com a goleira, que está em primeiro plano, e um com uma jogadora, várias atletas do Barceona festejam no Camp Nou a goleada por 5 a 1 sobre o Wolfsburg no jogo de ida das semifinais da Champions League
Com bumbos, jogadoras do Barcelona, lideradas pela goleira Sandra Paños, festejam no Camp Nou com mais de 91 mil torcedores a goleada por 5 a 1 sobre o Wolfsburg no jogo de ida das semifinais da Champions League - Albert Gea - 22.abr.2022/Reuters

Enquanto isso, as mulheres do Barça, treinadas por Jonatan Giráldez, 30, conquistaram com folga o Campeonato Espanhol e encaminharam muito bem a classificação para a decisão da Champions, já que têm uma vantagem muito grande para a partida de volta, na Alemanha.

O Barcelona é o atual campeão da Liga dos Campeões feminina. A outra semifinal é entre os franceses Lyon, vencedor de 2016 a 2020, e Paris Saint-Germain. A final será em Turim, no dia 21 de maio.

*

Em tempo: O jogo de maior público no futebol feminino aconteceu em 1971, na Cidade do México, de acordo com a ESPN. No dia 5 de setembro de 1971, pela segunda edição do Campeonato Mundial, que não é reconhecido pela Fifa como torneio oficial, as dinamarquesas derrotaram as mexicanas por 3 a 0 com 110 mil torcedores nas arquibancadas do estádio Azteca. Participam dessa competição também as argentinas, as italianas, as inglesas e as francesas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.