O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Dois brasileiros estão à frente de Messi em ranking da América do Sul

Lista da revista FourFourTwo se baseia no momento atual de cada futebolista; Neymar ocupa a sexta colocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Messi faz cara de espanto, com a mão esquerda no queixo, em treino da Argentina no estádio de Wembley, em Londres
Messi durante treino da Argentina no estádio de Wembley, em Londres, na véspera do jogo batizado de Finalíssima contra a Itália - Glyn KIrk - 31.mai.2022/AFP

Entre os jogadores sul-americanos, dois brasileiros são hoje melhores do que o supercraque Lionel Messi, seis vezes eleito o melhor do mundo (2009 a 2012, 2015 e 2019).

A conclusão é da conceituada revista britânica FourFourTwo (FFT), que circula há quase 30 anos.

A publicação elencou, em texto assinado pelo jornalista Greg Lea, os dez jogadores da América do Sul que mais se destacam na atualidade.

E não é Neymar, colega de Messi no Paris Saint-Germain, que está à frente do argentino. O ex-santista, dono da camisa 10 do PSG e da seleção brasileira, está na sexta posição na lista da FFT.

Quem supera Messi são dois atletas que disputaram no final de maio, como adversários, a decisão da Champions League, a Liga dos Campeões da Europa.

De um lado, o do Real Madrid, o atacante Vinicius Junior, ex-Flamengo. Do outro, o do Liverpool, o goleiro Alisson, ex-Internacional.

No duelo na Grande Paris, o ponteiro esquerdo superou o guarda-metas, fazendo o único gol da partida, que rendeu ao clube madrilenho sua 14ª taça da Champions.

Com o dedo indicador da mão direita apontado para o alto e a mão esquerda segurando a camisa branca do Real Madrid na altura do peito, Vinicius Junior comemora seu gol na decisão da Champions League contra o Liverpool, no Stade de France
Vinicius Junior, do Real Madrid, comemora seu gol na decisão da Champions League deste ano, contra o Liverpool, no Stade de France - Javier Soriano - 28.mai.2022/AFP

Vini Jr. está, portanto e merecidamente, no topo do ranking da FFT, seguido por Alisson, que deverá ser titular da seleção de Tite pela segunda Copa do Mundo consecutiva.

Vini Jr., apesar de viver fase estupenda, é reserva, neste momento, da seleção. O ataque preferido de Tite hoje, na minha avaliação, é Raphinha, Richarlison (ou Gabriel Jesus) e Neymar.

Segundo a revista inglesa, "Neymar ainda pode ser o talismã do Brasil, mas seu colega atacante o tem ofuscado no último par de anos". Vinicius é, diz a FFT, "habilidoso, astuto e assustadoramente rápido".

E é isso mesmo. Vini Jr. lembra muito o Neymar de anos atrás, quando atuava pela extrema esquerda, tanto no Santos como no Barcelona, e aterrorizava seus marcadores quando partia para cima com a bola dominada.

No PSG, Neymar passou a atuar mais recuado e centralizado.

Apesar de sua criatividade propiciar boas oportunidades ofensivas, ali ele está em um setor congestionado, sendo bem mais visado pelos defensores rivais.

Seu gosto por prender a bola e pelo drible não ajudam, e Neymar torna-se alvo fácil para entradas duras. Um desperdício, mas esse tema fica para outro texto.

Sentado no gramado e com os braços estendidos, Neymar reclama da arbitragem em amistoso do Brasil com o Japão; ele usa camisa amarela, calção azul e meias brancas
Neymar reclama da arbitragem no amistoso do Brasil com o Japão, em junho, em Tóquio - Charly Triballeau - 6.jun.2022/AFP

Voltando à lista dos melhores sul-americanos, a FFT afirma que Alisson tem "posicionamento excepcional" e que "seus reflexos são muito mais aguçados do que se poderia esperar de alguém tão corpulento".

"O Liverpool pagou um valor recorde [à época para um goleiro] de 56 milhões de libras [à Roma] para contratar Alisson em 2018. E ele tem valido cada centavo", destaca a revista.

Alisson é realmente excelente sob as traves, sabe como poucos encarar um atacante no "um contra um", dificultando a finalização, e tem aperfeiçoado a cada dia suas intervenções nas jogadas aéreas.

O único cuidado que precisa ter é com erros na saída de bola –dribles arriscados e/ou imprecisão nos passes–, pois eles podem resultar em grandes chances para os adversários.

Ao ranquear Messi em terceiro lugar entre os sul-americanos, a FFT afirma que "sua temporada de estreia no PSG foi decepcionante devido ao seu padrão extraordinariamente elevado" e que "apesar de ainda ser um jogador de primeiríssimo nível, seus melhores anos estão no passado".

A lista conta ainda, além de Vini Jr., Alisson e Neymar, com outros três brasileiros no top 10.

A seguir, o ranking da FourFourTwo, publicado no fim de junho. Dos listados, nove devem estar na Copa do Mundo do Qatar, em novembro e dezembro. A exceção é Luis Díaz, pois a Colômbia não se classificou.

1 - Vinicius Junior (Brasil, atacante, 21 anos, Real Madrid)

2 - Alisson (Brasil, goleiro, 29 anos, Liverpool)

3 - Lionel Messi (Argentina, atacante, 35 anos, PSG)

4 - Federico Valverde (Uruguai, meia, 23 anos, Real Madrid)

5 - Casemiro (Brasil, volante, 30 anos, Real Madrid)

6 - Neymar (Brasil, atacante, 30 anos, PSG)

7 - Luis Díaz (Colômbia, atacante, 25 anos, Liverpool)

8 - Lautaro Martínez (Argentina, atacante, 24 anos, Inter de Milão)

9 - Gabriel Jesus (Brasil, atacante, 25 anos, Arsenal)

10 - Fabinho (Brasil, volante, 28 anos, Liverpool)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.