O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Sem o Brasil mas com um brasileiro, futebol masculino dá a largada nas Olimpíadas

Rogério Micale, técnico do 1º ouro em Jogos da seleção brasileira, na Rio 2016, comanda o Egito em Paris 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem o Brasil, mas com um brasileiro.

Apesar de não contar com a seleção nacional, que não se classificou, o futebol masculino do país terá em seu torneio nas Olimpíadas de Paris um representante.

Dois dias antes da cerimônia de abertura, Paris 2024 dá a largada em seus Jogos nesta quarta-feira (24), às 10h (de Brasília), com Argentina x Marrocos, em Saint-Etiénne, pelo Grupo B, e Uzbequistão x Espanha, pelo Grupo C, na capital francesa.

O brasileiro estará em campo em uma das partidas do meio-dia, a em Nantes, Egito x República Dominicana, pelo Grupo C.

Rogério Micale, técnico da seleção olímpica egípcia, olha para o alto antes de amistoso contra a Rússia sub-23 em Suez, no Egito
Rogério Micale, técnico da seleção olímpica egípcia, em amistoso contra a Rússia sub-23 em Suez (Egito) - Amr Abdallah Dalsh/7.set.2023/Reuters

Não dentro do campo do estádio La Beaujoire, mas na lateral dele. Dali, à beira do gramado, Rogério Micale, 55, comandará a seleção egípcia nestas Olimpíadas

Micale é o treinador que dirigiu a seleção brasileira na Rio 2016, quando, com a presença de Neymar no time, o Brasil conquistou, diante da Alemanha no Maracanã, seu primeiro ouro olímpico no futebol.

Com os olhos fechados e emocionado, Rogério Micale, treinador do Brasil na Rio 2016, abraça Neymar, que usa a camisa 10 e está de costas, depois da conquista da medalha de ouro no Maracanã
Rogério Micale, treinador do Brasil na Rio 2016, abraça Neymar depois da conquista do ouro no Maracanã - Marcos Brindicci /20.ago.2016/Reuters

Depois desse título, esperava-se que Micale ampliasse seu sucesso no futebol, porém não foi o que aconteceu.

Depois de fracassar no Atlético-MG, onde ficou por somente dois meses em 2017, sumiu da vitrine.

Continuou trabalhando, mas sem que o grande público soubesse dele e sem registrar grandes resultados.

No intervalo de quatro anos, a partir de 2018, passou por Paraná Clube (duas vezes), Figueirense, Al Hilal (Arábia Saudita) e Al Dhafra (Emirados Árabes Unidos).

Em agosto de 2022, o Egito o contratou para ser o técnico de sua seleção olímpica.

De volta ao ambiente que o consagrou oito anos atrás, enfim deu-se bem, ao menos até agora. No começo deste mês, classificou o país para os Jogos Olímpicos ao ser vice-campeão na Copa Africana de Nações sub-23.

Nessa competição, os egípcios venceram três jogos, empataram um e perderam um, a final diante do Marrocos.

Nas Olimpíadas, cujo regulamento permite a cada seleção inscrever três jogadores com idade superior a 23 anos, o principal destaque da equipe de Micale é o volante Mohamed Elneny, 32, que é reserva do Arsenal (Inglaterra).

O treinador pretendia contar com o atacante Mohamed Salah, 32, só que o astro do Liverpool não participará dos Jogos franceses.

"O Salah era o primeiro nome da lista. Mas não houve acordo com o Liverpool e ele não estará presente", afirmou Micale em entrevista à ESPN.

Teria faltado vontade do próprio Salah. O jornal inglês The MIrror publicou que o craque preferiu fazer a pré-temporada com o clube inglês, que está com técnico novo (o holandês Arne Slot), do que jogar nas Olimpíadas.

O futebol masculino em Paris 2024 tem 16 seleções, divididas em quatro grupos. As duas melhores de cada um avançam às quartas de final.

A decisão será no dia 9 de agosto, uma sexta-feira, no estádio Parque dos Príncipes, a casa do Paris Saint-Germain.

FUTEBOL MASCULINO EM PARIS 2024

  • Quando

    24 de julho a 9 de agosto

  • Grupo A

    França, EUA, Guiné e Nova Zelândia

  • Grupo B

    Argentina, Iraque, Marrocos e Ucrânia

  • Grupo C

    Egito, Espanha, República Dominicana e Uzbequistão

  • Grupo D

    Israel, Japão, Mali e Paraguai

  • Principais jogadores

    Julián Álvarez e Otamendi (Argentina), Hakimi (Marrocos), Lacazette e Mateta (França), Elneny (Egito), Naby Keita (Guiné)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.