Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

Espaço cultural de Antônio Grassi vira point de artistas em Lisboa

Casa aproveita presença intensa de nomes da cultura brasileira na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Mistura de centro cultural, galeria de arte e espaço para música e artes performáticas, o Espaço Talante se transformou em point dos artistas brasileiros – e de outros cantos da lusofonia– em Lisboa.

O lugar aproveita a efervescente cena cultural lisboeta, que tem a presença cada vez mais frequente de pessoas ligadas ao mundo das artes do Brasil. Nos últimos anos, diversas personalidades da cultura brasileira fixaram-se definitivamente na cidade, enquanto muitas outras estão sempre de passagem em turnês ou viagens de férias.

O projeto é capitaneado e tem como um dos curadores justamente um artista agora radicado em Portugal: o ator e diretor Antônio Grassi, que se mudou para Lisboa após deixar a presidência do Instituto Inhotim, em Brumadinho, no fim de 2021.

Capitaneado pelo ator e diretor Antônio Grassi, Espaço Talante virou point de artistas brasileiros em Portugal
Capitaneado pelo ator e diretor Antônio Grassi, Espaço Talante virou point de artistas brasileiros em Portugal - Divulgação

Conhecido pelo público brasileiro por participações em novelas globais e em vários filmes –e mais recentemente na série "Bom dia, Verônica" da Netflix–, Grassi também é um rosto célebre em Portugal, graças ao sucesso e a potência do audiovisual do Brasil no país.

O Espaço Talante ocupa parte do segundo andar de uma das livrarias mais famosas da capital portuguesa, a Ler de Devagar, instalada na igualmente instagramável LX Factory, antiga fábrica convertida em complexo de restaurantes e lojas.

"Pensamos em ser um ponto de encontro, principalmente da cultura lusófona. Queremos ser um lugar onde os artistas e os criadores possam se encontrar e, a partir daí, gerar possibilidades diversas, seja de exposições, tertúlias, peças de teatro, concertos ou o que mais vier daí", explica Grassi.

Inaugurado em abril de 2022, o espaço vem promovendo encontros artísticos desde a abertura.

Pouco antes de se apresentar na edição lisboeta do Rock in Rio, Ney Matogrosso passou por lá para prestigiar uma exposição de Paulo Mendonça. Autor da música "Sangue Latino", imortalizada na voz do cantor, Mendonça apresentava no Talante uma faceta menos conhecida: de fotógrafo urbano.

Vários outros rostos conhecidos do público brasileiro, como a atriz Mariana Ximenes, também marcaram presença na mostra.

Cantor Ney Matogrosso visita exposição no Espaço Talante, em Portugal
Cantor Ney Matogrosso visita exposição no Espaço Talante, em Portugal - Giuliana Miranda/Folhapress

Uma das características do espaço cultural, aliás, é uma certa tentativa de apresentar diferentes vertentes para artistas já conhecidos. A mostra de abertura, por exemplo, expôs as incursões do poeta Ferreira Gullar também nas artes plásticas.

Presença habitual na casa, o escritor angolano José Eduardo Agualusa também teve uma mostra fotográfica em cartaz no Talante.

Mistura de galeria de arte e centro cultural, Espaço Talante virou point de artistas brasileiros em Lisboa
Palestras e sessões de cinema e teatro também estão entre as atividades no espaço - Divulgação

Atualmente, o espaço tem em exibição a "Ocupação Márcia Tiburi", com obras produzidas pela filósofa, escritora e ativista política gaúcha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.