Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Dados preliminares indicam aumento da natalidade em Portugal em 2023

Até novembro, número de "testes do pezinho" aumentou 3,1% em relação a 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

Com uma das taxas de natalidade mais baixas da União Europeia, Portugal pode acabar 2023 com um ligeiro aumento no número de nascimentos, em comparação com o ano anterior.

O resultado, ainda preliminar, é feito com base na quantidade de "testes do pezinho" —exame para diagnóstico de doenças em recém-nascidos — realizados no país.

Fotografia mostra mão segurando pés de bebê
Número de "testes do pezinho" realizados em Portugal indica aumento da natalidade em 2023 - Omar Lopez/Unsplash

Foram feitos, até novembro, 79.078 exames desse tipo, enquanto, no mesmo período de 2022, haviam sido 76.692. O resultado representa um aumento de cerca de 3,1% no número de testes.

Os dados foram revelados pelo jornal Público.

Ainda que o resultado não possa ser considerado equivalente ao número de crianças nascidas no país, as cifras habitualmente são muito próximas, uma vez que o rastreio costuma ser feito de forma generalizada nos bebês recém-nascidos no país.

As duas maiores cidades portuguesa, Lisboa e Porto, lideraram também nos nascimentos, com, respectivamente, 23.805 e 14.206 testes do pezinho realizados.

Com uma população envelhecida e baixa natalidade, o aumento, ainda que pequeno, é considerado uma boa notícia para o país, que tem cerca de 10,3 milhões de habitantes.

Há mais de uma década, o número de mortes supera o de nascimentos em Portugal. A nação enfrenta ainda o desafio de ver muitos jovens emigrarem, sobretudo para outros destinos europeus, em busca de salários mais atraentes.

Nesse cenário, o país tem dependido cada vez mais da imigração para manter seu equilíbrio demográfico. Os imigrantes tornaram-se também essenciais em diversas atividades econômicas, principalmente no setor de serviços, como hotéis e restaurantes, além da agricultura.

Mais de dois terços dos estrangeiros residentes no país estão em idade ativa, o que contribui também para o equilíbrio do sistema de aposentadorias português. Em 2022, os imigrantes deixaram um saldo positivo de 1,6 bilhão de euros (R$ 8,7 bilhões) para Segurança Social lusa.

Os novos residentes também contribuem cada vez mais para os nascimentos em Portugal. Em 2021, quase 14% dos bebês nascidos no país tinham mãe estrangeira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.