Pitaco Cultural

Suas impressões sobre peças, séries, música e comida

Pitaco Cultural - Mariana Agunzi
Mariana Agunzi

Novo restaurante em SP mistura missô japonês com tucupi brasileiro

Filial do curitibano Punk Cuisine, de pegada asiática, adiciona ingredientes nacionais aos pratos quentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O salão do Punk Cuisine, inaugurado neste mês em São Paulo, é moderno e cheio de referências ao rock: luz baixa, metais nas mesas e cadeiras, pratos que parecem estar quebrados (mas não estão). Já o teto lembra que a casa é focada nos sushis e sashimis ao colocar peixes "nadando" por toda sua extensão.

O que não se pode prever, entretanto, é que a filial do restaurante nascido em Curitiba (PR) aposta também em sabores tradicionalmente nacionais, como tucupi, goiabada e queijo da Fazenda Atalaia.

Foto mostra dois pãezinhos chineses bao com recheio de pastrami
Bao tostado na chapa com manteiga e recheado com pastrami do Punk Cuisine - Tati Frison/Divulgação

A seleção de pratos quentes da casa, comanda por aqui pela chef Gabi Monteiro –ex-Bar dos Arcos e Casa de Francisca– prioriza as misturas inusitadas e dá ao cardápio paulistano itens exclusivos.

Entre eles, pode-se provar o duo de bao de pastrami (servido com queijo mogiana e maionese de harissa, uma pasta de pimentas). Ou a porção de karaage (frango frito) da casa, bem agridoce, que chega à mesa com molho de pimenta de cheiro, cebola roxa e hortelã.

Uma das pratas da unidade é a inusitada alface romana na brasa, servida com molho de tucupi, pimenta sichuan e gergelim (não se desespere: ela continua crocante, mesmo após assada!). A entrada pode acompanhar o polvo, preparado também na brasa, e servido com missô, gremolata, crispy de alho e hortelã.

Para quem não abre mão do sashimi, a dica é provar opções que levam a assinatura da casa, com sabores inesperados. Como o sashimi Punk, de peixe branco defumado, servido com massinha de harumaki e molho curry, e o usuzukuri (espécie de carpaccio) de atum com molho ponzu.

Os pratos não são baratos (custam em torno de R$ 50 cada, variando para mais, a depender da opção), e a ideia é provar diferentes porções. Mas valem a pedida para quem quer testar novos sabores e bater-papo num ambiente novo, bem decorado, cheio de inspirações.

*

Punk Cuisine. Alameda Tietê, 184, Jardim Paulista. São Paulo. Ter. a sáb.: das 19h às 24h.

Ambiente do restaurante  Punk Cuisine, em São Paulo; salão está à meia luz, escuro, com um balcão de drinques iluminado ao fundo
Ambiente do restaurante Punk Cuisine, em São Paulo - Tati Frison/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.