Pitaco Cultural

Suas impressões sobre peças, séries, música e comida

Pitaco Cultural - Mariana Agunzi
Mariana Agunzi

E se um amigo resolvesse dar ao filho o nome Adolfo, semelhante a Hitler?

Situação absurda guia a peça 'O Nome do Bebê', adaptação da montagem francesa que chega a São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

E se, durante um jantar entre amigos, um dos convidados anunciasse que quer dar ao filho que vai nascer o nome Adolfo –cuja infeliz sonoridade remete ao ditador Adolf Hitler?

A situação hipotética guia "O Nome do Bebê", comédia dos franceses Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière. Já traduzida para diversos países, a montagem estreou nos cinemas em 2012 e toma agora os palcos de São Paulo, dirigida por Elias Andreato.

Bianca Bin e Cesar Baccan em cena de 'O Nome do Bebê'; ela usa roupa laranja e segura uma taça de vinho. Ele usa um cardigã escuro
Bianca Bin e Cesar Baccan em cena de 'O Nome do Bebê' - Ronaldo Gutierrez/Divulgação

Na peça, o casal Babu (Bianca Bin) e Pierre (Cesar Baccan) recebe para um jantar o irmão de Babu, Vicente (Eduardo Pelizzari), e mais um amigo de infância, Claude (vivido por Marcelo Ullmann). Enquanto espera pela esposa Anna (Lilian Regina), que está grávida, Vicente resolve dizer aos convidados que dará ao filho o nome de Adolfo.

Instaura-se, assim, o caos. Vicente tenta explicar à irmã, ao cunhado e ao amigo o porquê do nome –mas pouco é ouvido. A argumentação acalorada escala para um diálogo violento, polarizado, que começa a descamar cada um dos personagens.

Pierre e Vicente discutem, se colocam à esquerda e à direta e ensaiam diálogos intelectuais, mas trafegam pelo mesmo caminho permeado pelo machismo. Claude, aparentemente mais sensato, guarda de todos um grande segredo. Anna, grávida, é cúmplice desse segredo. Em pouco tempo, todos naquela sala de jantar se mostram envoltos em preconceitos e contradições.

Cabe à personagem de Bianca Bin, a anfitriã subserviente Babu, uma espécie de redenção: "Quem vai pedir desculpas para mim?", diz, como num grito entalado, a mulher sobrecarregada e silenciada.

O humor de "O Nome do Bebê" fica no diálogo inteligente, traduzido e adaptado com maestria para a realidade brasileira pela atriz Clara Carvalho. O absurdo da situação se torna risível –e, de repente, já não é mais tão absurdo.

Elenco de "O Nome do Bebê"
Elenco de "O Nome do Bebê", em cartaz no Sesc Ipiranga - Ronaldo Gutierrez/Divulgação

*

O Nome do Bebê. Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 20 de agosto. Ingressos: R$ 40 (inteira), pelo site sescsp.org.br.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.