Políticas e Justiça

Editado por Michael França, escrito por acadêmicos, gestores e formadores de opinião

Políticas e Justiça - Michael França
Michael França
Descrição de chapéu Vida Pública

É possível mensurar a discriminação racial no Brasil?

Núcleo de Estudos Raciais do Insper lança livro 'Números da Discriminação Racial' e contribui com o debate sobre desigualdades numa perspectiva econômica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Falar sobre raça no Brasil é um aspecto indispensável para compreender a anatomia da nossa identidade nacional e, mais do que isso, para desvendar e refletir sobre aspectos que ainda hoje se articulam nas nossas experiências em sociedade, criando vantagens para alguns e desvantagens para outros.

Olhando para essas fissuras raciais que acentuam as desigualdades, o Núcleo de Estudos Raciais do Insper promove no dia 27 de outubro, sexta-feira, o evento de lançamento do livro "Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas" - increva-se aqui.

Com a organização e participação do pesquisador e coordenador do Núcleo, Michael França, e do pesquisador Allysson Portella, "Números da Discriminação Racial" complementa a voz da economia nas análises sobre desigualdade. "[O livro] convida o público a repensar profundamente todo o modelo de políticas públicas do país se o objetivo for de fato criar uma sociedade mais inclusiva", afirmou Michael França.

A obra oferece análises aprofundadas de pesquisadores do Núcleo e convidados sobre a persistência das desigualdades raciais no Brasil, destacando a necessidade urgente de avançar na criação de políticas públicas mais eficazes. Além disso, o livro apresenta uma visão abrangente da literatura empírica voltada para estimar a discriminação e disparidades raciais.

"Nossa intenção é apresentar um ponto de vista técnico, embasado nos estudos da ciência econômica, sobre como a discriminação racial opera e perpetua desigualdades no Brasil, sendo portanto uma visão complementar às análises históricas e sociológicas à respeito do tema. É mais um ponto de partida, do que uma chegada", disse Alysson Portella, pesquisador e organizador do livro.

O evento de lançamento de "Números da Discriminação Racial" acontece a partir das 18h no Insper e proporciona uma conversa e um coquetel com autores, autoras, organizadores e todos os envolvidos no desenvolvimento da publicação.

Sobre os organizadores

Alysson Portella é pesquisador de pós-doutorado do Insper. Doutor em Economia dos Negócios pela mesma instituição, com períodos como aluno visitante na Universidade de Columbia (ILAS, Nova York, EUA) e na Universidade das Nações Unidas (UNU-Wider, Helsinque, Finlândia). Tem graduação em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestrado em Economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Michael França foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e Universidade Stanford, é colunista da Folha de S.Paulo, assim como, editor do espaço "Políticas e Justiça" do jornal. Ele é doutor em teoria econômica pela USP (Universidade de São Paulo), coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e ciclista.

Serviço

Lançamento de 'Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas'

★

O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Neste texto, a escolhida pelo NERI foi "Canto das três Raças", de Clara Nunes.

Neri (Núcleo de Estudos Raciais) do Insper é uma rede voltada para a produção e difusão de pesquisas e evidências empíricas buscando entender, sobretudo, as diversas dimensões que afetam a mobilidade social do Brasil, e como as desigualdades se manifestam e se reproduzem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.