Preta, preto, pretinhos

Novidades da comunidade negra no Brasil e no mundo

Preta, preto, pretinhos - Denise Mota
Denise Mota

Programa 'Residência Preta' seleciona 150 agentes culturais

Iniciativa voltada à produção artística negra abre inscrições nesta sexta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa "Pemba: Residência Preta", voltado à pesquisa, ao intercâmbio e à criação em artes visuais, abre inscrições nesta sexta-feira (8) para artistas, curadores, críticos, teóricos e educadores vinculados à produção afro-brasileira.

A proposta, parte do projeto "Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro", do Sesc, tem como objetivos estimular trocas, experimentações e reflexões, além de ampliar o espaço e a visibilidade da produção artística e intelectual negra.

O programa, com inscrições abertas até o dia 22 de abril, selecionará até 150 candidatos de todas as regiões do país. O resultado da seleção será divulgado em 3 de maio.

Cartaz do programa "Pemba", do Sesc, de residência artística para criadores vinculados à produção afro-brasileira, com fundo negro e círculos e losangos em vermelho
Cartaz do programa de residência artística "Pemba", dirigido à criação afro-brasileira - Reprodução

Histórias da Arte; Curadoria e Raça na Arte Brasileira; Os Educativos como Plataforma de Pensamento sobre Arte e Racialização; Arte Brasileira, Racialização, Dissidências; e Mulheres Negras e Arte Contemporânea Brasileira são algumas das temáticas compreendidas, em encontros online semanais com orientadores e atividades públicas entre maio e agosto, com carga horária de 40 horas.

Os trabalhos terão orientação dos artistas/pesquisadores Yhuri Cruz, Juliana dos Santos, Rafael Bqueer, Ariana Nuala e Renata Sampaio. Também estão previstas aulas públicas com Kleber Amancio, Diane Lima, Rosana Paulino, Denise Ferreira da Silva, Rosane Borges, Castiel Vitorino, Renata Bitencourt e Renata Sampaio.

Os critérios de escolha para a residência serão o "histórico artístico-cultural" dos candidatos para a categoria pretendida e "a relevância da argumentação" que apresentarem na sua defesa da participação no programa, afirma ao blog o analista de artes do Departamento Nacional do Sesc, Jocelino Pessoa de Oliveira. Na seleção, serão consideradas ainda a equidade de gênero e a representatividade regional, detalha.

"Os participantes serão convidados a entregar contribuições no formato de ensaio visual, ensaio crítico ou proposição educativa, que poderão compor produtos resultantes do processo de residência."

O projeto "Dos Brasis" tem curadoria do professor e doutor em artes visuais Igor Simões e do curador e antropólogo Hélio Menezes. Além da residência artística, a iniciativa tem em seu cronograma, entre outros projetos, uma exposição coletiva em 2023 com trabalhos de artistas visuais de todo o Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.