Que imposto é esse

Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de Samambaia.org

Que imposto é esse - Eduardo Cucolo
Eduardo Cucolo
Descrição de chapéu Folhajus

Empresa obtém decisão para afastar MP da compensação por 90 dias

Liminar da Justiça Federal beneficia apenas a Pirelli Pneus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O juiz Valter Antoniassi Maccarone, da 4ª Vara Federal de Campinas, concedeu uma decisão liminar (provisória) suspendendo os efeitos da medida provisória das compensações por 90 dias para a empresa Pirelli Pneus.

Na ação, os advogados da empresa fazem três pedidos. Primeiro, que a empresa possa continuar a usar créditos PIS/Cofins para abatimento de outras obrigações tributárias no atual exercício financeiro.

Em caso negativo, que sejam preservados pelo menos os créditos referentes a custos, despesas e encargos vinculados à receita de exportação.

A terceira opção seria considerar o período da noventena para entrada em vigor das medidas, com o reconhecimento do direito da empresa de que os créditos existentes até a data de promulgação da MP não sobram tal limitações.

Estátua em frente ao STF com olhos vendados, representando a Justiça - Divulgação/STF

Segundo o juiz, por surpreender os exportadores e, indiretamente, trazer um aumento da carga tributária nestas operações, a MP deve obedecer ao princípio da anterioridade nonagesimal, visando obediência ao princípio da segurança jurídica.

"Defiro em parte o pedido de liminar, para determinar que a medida provisória nº 1.227/2024 submeta-se ao princípio da anterioridade nonagesimal, no que toca à possiblidade de compensação ampla dos créditos tributários da empresa exportadora, para que seus efeitos sejam produzidos apenas após o prazo de 90 dias contados de sua publicação", afirma o juiz na decisão.

A ação é assinada pelos advogados Filipe Richter e Raphael Caropreso, sócios da área tributária do Veirano Advogados.

Nesta segunda-feira, o diretório nacional do Progressistas (PP) apresentou uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) ao STF com pedido de medida cautelar (decisão urgente) contra a MP.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma MP (medida provisória) que restringe o uso de créditos tributários do PIS/Cofins. O governo espera arrecadar até R$ 29,2 bilhões com a medida em 2024.

Nesta terça (11), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que vai devolver ao governo a MP.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.