São Paulo Antiga

A história e as curiosidades de São Paulo passam por aqui

A volta do Amigo Leal, tradicional bar do centro de São Paulo

Choperia da Vila Buarque, inaugurada em 1967, havia fechado em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Nascimento
São Paulo

O centro de São Paulo à noite, costumo dizer para amigos, é o túmulo da diversão. Fruto de décadas de descaso e da falta de projetos hábeis para tornar a região novamente atraente, a área central da capital paulista à noite se transforma por completo deixando toda aquela movimentação que vemos durante o dia bem longe dela. São ruas e ruas sem um bar aberto, um restaurante ou uma galeria de arte que faz com que a região à noite sirva quase que exclusivamente de um abrigo de moradores de rua a céu aberto.

Na esteira do abandono do centro somado com a crise econômica deixada pela pandemia, muitos estabelecimentos tradicionais do centro encerraram suas atividades, deixando muitos comensais e bons de copo viúvos de seus bares e restaurantes favoritos. Um deles o célebre bar estilo alemão Amigo Leal.

Inaugurado em 1967 pela dupla Leopoldo Urban e Emílio Noronha, o bar nasceu como um agradável ponto de encontro para frequentadores do centro, turistas, pessoas no happy hour e moradores das cercanias. Desde o princípio a casa caiu no gosto popular, servindo chopp Brahma e pratos e petiscos típicos da culinária alemã.

bar estilo alemão
Bar Amigo Leal em fotografia no dia de sua inauguração, no ano de 1967 - Divulgação / Amigo Leal

Mesmo trocando de proprietário algumas vezes, o Amigo Leal sobreviveu a diversas crises financeiras que assolaram o país, sobreviveu ao desastre urbanístico do Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, mas foi perdendo clientela no início da década passada até ser vendido pelo seu dono Aluisio Canholi.

Os novos donos não souberam levar adiante o tradicional estabelecimento, sendo que pouco tempo depois a fachada que imita um chalé foi removida e o bar mudou de nome e passou a servir espetinhos, espantando o que restava da clientela antiga. O Amigo Leal reabriu em 2020 mas acabou fechando novamente, agora devido a pandemia no que parecia ser seu fim definitivo.

A VOLTA DO AMIGO LEAL

O ano de 2022 marcou a reabertura do Amigo Leal. Seu antigo proprietário Aluisio Canholi retoma as atividades do bar depois de um breve período fechado, trazendo de volta tudo aquilo que o cliente já estava acostumado a consumir na casa e que já era marca registrada da choperia.

bar estilo alemão
Bar Amigo Leal, tradicional do centro de São Paulo, retoma as atividades - Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

De acordo com Ricardo César de Araújo, administrador do Amigo Leal, a volta da choperia não irá decepcionar os clientes antigos pois todos os itens tradicionais do cardápio foram mantidos e o estafe que trabalhava na casa antes de fechar, como garçons e a cozinheira retornaram, mantendo assim a tradição do espaço.

No cardápio da casa há diversos pratos típicos alemães, entre eles destaque para o eisbein (joelho de porco, batatas cozidas e chucrute), mix de salsichas alemãs, kassler (prato com duas bistecas, batatas cozidas e chucrute) além de pastéis fritos, bolinhos de bacalhau e um cremoso bolinho de eisbein, feito com joelho de porco.

comida de buteco
Bolinho de eisbein uma das especialidades da casa - Folhapress

A casa abre de quarta a domingo das 18:00 às 23:00 podendo seguir até mais tarde havendo clientes.

O retorno do bar Amigo Leal é uma grata surpresa ao centro paulistano que precisa ter mais boemia e atividades culturais para poder retomar a efervescência de outras épocas.

Serviço:
Amigo Leal
Rua Amaral Gurgel, 165 – Vila Buarque
Horário de funcionamento: quarta à sábado das 18:00 às 23:00h
Telefone de contato: (11) 94922-3333
Aceita todos os cartões

Erramos: o texto foi alterado

corrigido os dias de funcionamento - correto de quarta à sábado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.