São Paulo Antiga

A história e as curiosidades de São Paulo passam por aqui

Papelaria Rosário encerrará as atividades após 71 anos

Desde em 1952 no centro de São Paulo, é uma das mais tradicionais deste segmento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Nascimento
São Paulo (SP)

Uma das mais antigas papelarias paulistanas, se não a mais, a Papelaria Rosário, decidiu encerrar suas atividades e é mais um estabelecimento tradicional do centro de São Paulo a fechar as portas.

papelaria antiga
Interior da Papelaria Rosário localizada na rua Xavier de Toledo, região central de São Paulo. - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Fundada em 1952 por João Cirenza, juntamente de seu filho Benvenuto Ítalo Cirenza e do imigrante romeno Hebert de Thoule, é muito conhecida em seu segmento sendo especializada em material artístico e técnico. O nome da loja foi escolhido à época pelos fundadores devido ao fato do primeiro endereço da papelaria ser na rua São Bento nas proximidades do antigo Largo do Rosário, atual Praça Antônio Prado.

Com o tempo Thoule saiu do negócio e outros filhos de Cirenza entraram na sociedade, se tornando uma empresa familiar. Em 1962 a papelaria mudou de endereço, sendo transferida para não muito longe dali na rua Líbero Badaró. Neste local permaneceram por décadas sendo que em 1979 abriram uma nova unidade na movimentada rua Xavier de Toledo, no térreo do Edifício Império, próximo da esquina com a rua 7 de abril.

Em fotografia de 1998 Alvaro Oriani, gerente de vendas da papelaria Rosário, em matéria para a Folha de S.Paulo sobre a procura por penas de caligrafia. - Ennio Brauns/Folhapress

Mesmo com o falecimento de seu fundador, em setembro de 1964, a loja não trocou de mãos e permaneceu com seus descendentes até os dias atuais. Maria Cirenza, filha de João Cirenza, é a atual proprietária da papelaria e está no negócio há décadas. Em 2000 a unidade da rua Líbero Badaró foi fechada e com isso a filial da rua Xavier de Toledo passou a ser a única loja.

Em 1998 a papelaria foi palco de reportagem da Folha de S.Paulo sobre a procura por penas de caligrafia, item que já estava em desuso e que era procurado por estudantes, artistas e calígrafos. Na época o gerente Álvaro Oriani informou à reportagem que a loja tinha cerca de 4000 penas em estoque.

O adeus da papelaria

papelaria
O charmoso letreiro antigo da Papelaria Rosário, visto logo que se adentra ao estabelecimento. - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Nos últimos dias de fevereiro os clientes mais antigos do estabelecimento começaram a ser avisados pelos funcionários que a loja encerrará as atividades no último dia útil deste mês de março, na próxima sexta-feira 31.

De acordo com o que essa coluna apurou a decisão de encerrar o negócio foi de Maria Cirenza. Não foi possível, entretanto, confirmar se fechar a papelaria foi devido ao distanciamento da clientela, cada vez mais acostumada a comprar online e visitar menos o centro paulistano, que a cada dia que passa se torna mais hostil, ou se simplesmente chegou a hora de parar e descansar.

Queima de estoque

Antes de encerrar as atividades a loja está fazendo uma liquidação do seu estoque de produtos, tudo com 30% de desconto. A Papelaria Rosário fica quase em frente a saída da rua Xavier de Toledo da estação Anhangabaú do Metrô e a poucos metros da biblioteca Mário de Andrade.

Se passar por lá nessa derradeira semana, não deixe de agradecê-los por tantos anos na ativa. Em outros países estabelecimentos tradicionais são reconhecidos e celebrados, aqui ainda gatinhamos com isso. Em todas as vezes que frequentei a papelaria sempre fui atendido com muita e atenção e dedicação, ficará para sempre no meu coração como um tradicional endereço paulistano.

Serviço:
Papelaria Rosário
Rua Xavier de Toledo, 242
São Paulo – SP
Telefone (11) 3214-3326
Instagram @papelariarosario

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.