São Paulo Antiga

A história e as curiosidades de São Paulo passam por aqui

Concessionária retoma os passeios no cemitério da Consolação

Guiado e gratuito passeio equivale ao de um museu a céu aberto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Nascimento
São Paulo (SP)

Pouco explorados pelos paulistanos como opção cultural, os cemitérios da cidade de São Paulo são muito mais que apenas um espaço de sepultamento, e apresentam-se também como verdadeiros museus a céu aberto agregando história do país, arte, patrimônio histórico, política e literatura. No exterior cemitérios como o Central (Montevidéu), Recoleta (Buenos Aires) e Père-Lachaise (Paris) são super movimentados e atraem turistas, pesquisadores e estudantes.

cemitério
Túmulo de Moacyr Piza assassino de Nenê Romano em 1923, naquele que foi um dos mais famosos feminicídios do início do século 20 - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Aqui em São Paulo são vários os cemitérios da cidade que possuem algum tipo de escultura ou personalidades sepultada relevante, sendo que o cemitério da Consolação – localizado na região central da cidade – é disparado o mais importante deles e o que agrega o maior número de jazigos com valor cultural. E você deve deixar o preconceito de lado e ir conhecer.

Suspensos temporariamente durante a transição da administração pública para a iniciativa privada, os passeios no Cemitério da Consolação foram retomados neste mês de junho pela Consolare, concessionária que administra o espaço. O roteiro pelo cemitério permanece acontecendo de forma gratuita porém agora bem organizado e com mais datas disponíveis para visita.

cemitério
Francivaldo Almeida Gomes, o Popó, orienta turma em passeio guiado no Cemitério da Consolação - Divulgação/Consolare

As visitas serão permanentes e só não irão ocorrer em dias de chuva, sendo que continuarão neste momento a contar com a condução de Francivaldo Almeida Gomes, o popular Popó, que é de longa carreira no serviço funerário municipal e conhece a Consolação como poucos. Para participar dos passeios basta reservar seu ingresso antecipadamente na plataforma Sympla.

Ao contrário de antigamente que não tinha uma agenda definida, as visitas passam a acontecer uma vez por semana, em dias alternados, às sextas ou aos sábados, assim quem trabalha e não pode comparecer em dia de semana, conta com pelo menos dois sábados no mês para realizar a visita. Outra novidade é que agora as visitas serão em horário ampliado e com duas horas de duração: às sextas, serão das 14h às 16h, e aos sábados, das 10h às 12h. Este mês ainda é possível participar no dia 30 de junho.

cemitério
Mausoléu da família Matarazzo é o maior do Brasil e seu tamanho impressiona de perto por parecer um palacete. Em seu interior tem uma capela particular usada pela família em datas específicas. - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Posso ir conhecer e fotografar o cemitério sozinho?

Muitas pessoas podem preferir visitar o cemitério sozinho ou no máximo acompanhado de mais uma pessoa, ao invés de seguir um roteiro. Assim há uma maior liberdade para fotografar os túmulos sem atrasar o grupo que o acompanha. Durante o período de administração pública do cemitério isso era permitido, bastando apenas entrar em contato previamente com o serviço funerário para solicitar a autorização.

Este colunista entrou em contato com a assessoria de comunicação da Consolare para verificar se este procedimento foi mantido, revogado ou adaptado para a nova realidade do espaço. De acordo com a concessionária o procedimento permanece praticamente o mesmo, bastando entrar em contato com a assessoria de comunicação pelos e-mails: natasha.ramos@fsb.com.br e paula.meireles@fsb.com.br .

cemitério passeio guiado
Cemitério da Consolação foi o primeiro da capital paulista, sua inauguração foi em agosto de 1858. - Divulgação/Consolare

Morada final de importantes personalidades brasileiras, no cemitério da Consolação você irá encontrar os jazigos dos escritores Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, da artista plástica Tarsila do Amaral, do ator Armando Bógus, da ex primeira-dama Ruth Cardoso, do ex-governador Adhemar de Barros, Conde Matarazzo e diversos ex-presidentes da república como Washington Luís.

O escultor Victor Brecheret e a escultora Nicolina Vaz de Assis estão entre os principais artistas com obras nos túmulos e mausoléus da Consolação.

SERVIÇO:

Visitas Guiadas no Cemitério da Consolação

Onde: Cemitério da Consolação - Rua da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo.
Quanto: Grátis – Retirar ingresso antecipadamente no Sympla (há limite de 50 ingressos por visita).
Quando: alternadamente, às sextas, das 14h às 16h, ou aos sábados, das 10h às 12h

Datas disponíveis:
Junho:·
30/06 (sexta-feira): das 14h às 16h

Julho:
08/07 (sábado): das 10h às 12h
14/07 (sexta-feira): das 14h às 16h
22/07 (sábado): das 10h às 12h
28/07 (sexta-feira): das 14h às 16h

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.