São Paulo Antiga

A história e as curiosidades de São Paulo passam por aqui

Palacete histórico centenário em Guarulhos sofre com o abandono

Propriedade da prefeitura, imóvel aguarda restauro há pelo menos 10 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Nascimento
São Paulo (SP)

Segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, com quase 1,5 milhão de habitantes, atrás apenas da capital paulista, Guarulhos é um município que despreza seu patrimônio histórico, especialmente graças a lentidão do poder público local de cuidar do pouco a se preservar que existe por lá.

A cidade teve alguns avanços na primeira década do século 21, quando alguns bens históricos da cidade foram tombados, como a casa da Candinha, o palacete de Maurício de Oliveira e o casarão da família Sarraceni –este último um dos mais relevantes do município e única manifestação arquitetônica em estilo art noveau de Guarulhos.

palacete abandonado
Palacete de Maurício de Oliveira em meados da década de 1970, quando estava em pleno uso - Divulgação

Contudo, nos últimos 10 anos, o patrimônio foi sendo desrespeitado e delapidado, restando quase nada a se mostrar pela cidade que já é notória por não ter grandes atrativos culturais ou turísticos. O casarão da família Sarraceni foi destombado e em seguida demolido, a Casa da Candinha só não caiu por ter uma estrutura robusta e estar coberta atualmente com uma estrutura metálica improvisada. O palacete de Maurício de Oliveira, por sua vez, só não foi abaixo ainda porque parece ser muito bem construído, resistente ao abandono e ao descaso da prefeitura.

O PALACETE

Localizado em uma área valorizada da região central da cidade, o palacete foi construído em 1925 para servir de residência a Maurício de Oliveira, guarulhense que exerceu o cargo de prefeito em dois mandatos: 1919 a 1930 e 1940 a 1945.

palacete abandonado
O palacete no final da década de 1950 - Divulgação

No passado, sem vizinhos mais altos, o imóvel desfrutava de posição privilegiada na região central da cidade, onde Maurício de Oliveira contemplava uma ampla vista que chegava até bairros da vizinha cidade de São Paulo. O ex-prefeito e sua família residiram no imóvel até o final dos anos 1950.

Desde então o imóvel foi alugado para vários fins, como fórum, secretaria de obras, junta de alistamento militar e até museu. O imóvel manteve-se em pleno uso até exatamente o ano 2000, quando foi totalmente desocupado. Neste mesmo ano o conselho de patrimônio histórico local realizou o tombamento do palacete, que passou a ser protegido por lei.

O tombamento foi eficaz para não levar o imóvel abaixo, contudo não deu a antiga residência um destino útil, deixando a construção entrar em um longo processo de deterioração que persiste até os dias atuais, com promessas de recuperação ocasionais, geralmente em períodos eleitorais.

palacete abandonado
Em 2010 o palacete ainda estava sem tapumes mas já apresentava vários sinais de deterioração. - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

Uma nova esperança surgiu em 2013 quando a prefeitura de Guarulhos anunciou que havia comprado o imóvel pelo valor de R$ 1.5 milhão. A gestão do então prefeito Sebastião Almeida, na época filiado ao PT, havia prometido que o local seria restaurado e teria alguma ocupação cultural, contudo durante seu mandato a única movimentação que ocorreu foi a aquisição.

Seu sucessor e atual prefeito, Guti (PSD), também prometeu que o velho palacete, agora bem mais deteriorado, seria restaurado e entregue para o uso da secretaria municipal de educação de Guarulhos, onde juntamente com o restauro seria erguido uma pequena edificação nos fundos, destinado para um centro de formação.

Entretanto mesmo com projeto pronto, empresa licitada e verba reservada nada disso saiu do papel. Desde 2019 uma placa da prefeitura no muro do imóvel anuncia a obra, mas nada foi feito. Apenas o telhado, que estava desabando, foi trocado e só.

palacete abandonado
Cercado por tapumes e com placa de obras que jamais começaram, palacete que pertenceu ao ex-prefeito de Guarulhos Maurício de Olivera aguarda restauro há 10 anos - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

SERÁ QUE AGORA VAI ?

Este colunista entrou em contato com a Secretaria de Educação de Guarulhos e questionou qual o futuro do antigo palacete de Maurício de Oliveira.

Em nota, a secretaria informou que será feito um novo processo licitatório com previsão do certame ocorrer ainda em agosto de 2023. Ainda na mesma nota certifica que o novo projeto não terá mais o anexo prometido pois não foi aprovado pelo conselho de patrimônio histórico local, portanto a nova licitação contemplará o restauro e a reforma do espaço já existente. A mesma nota assegura ainda que o imóvel não corre risco de desabamento, assegurado por estudos técnicos elaborados por engenheiros, arquitetos e restauradores acionados pela prefeitura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.