Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente Todas saúde mental

O brasileiro desistiu do amor próprio? Buscas pelo termo caem 45% em um ano

Para psiquiatra, sentimento é uma conquista que alcançamos aos poucos, junto com o autoconhecimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um levantamento feito pelo Google Trends, ferramenta do Google que mostra os termos mais populares buscados no site, mostra que a procura por "amor próprio" no Brasil chegou ao menor patamar desde janeiro de 2016.

Na comparação de fevereiro deste ano com fevereiro de 2023, as buscas caíram quase pela metade (-45%).

O auge do interesse dos brasileiros pelo amor próprio ocorreu em junho de 2020, mês em que se comemorou o Dia dos Namorados no primeiro ano da pandemia da Covid.

Para a psiquiatra Jéssica Martani, a queda nas buscas pode indicar que as pessoas estejam mais familiarizadas com tema. "Uma das explicações possíveis é que os brasileiros tenham encontrado maneiras mais práticas de cuidar do seu amor próprio, além das buscas online", observa.

Ilustração de um cérebro amarelo e um coração vermelho de mãos dadas
Catarina Pignato

"A reintrodução ao mundo físico após o fim da pandemia, época em que ficamos muito no virtual, fez com que grande parte das pessoas voltasse aos seus afazeres normais. Com isso, tenham começado a incorporar práticas de autocuidado em suas rotinas diárias, como meditação, exercícios físicos, terapia, ou simplesmente dedicando mais tempo para si mesmas", diz a médica.

Como durante a emergência de saúde todos ficaram mais isolados e sozinhos, o aumento pelas buscas nesse período pode representar uma necessidade das pessoas olharem mais para si mesmas, conclui Martani. "Na época da pandemia ocorreu o auge da sensação de solidão e de desamparo, bem como os sintomas de tristeza. As buscas no Google para preencher vazios existenciais foi uma das ferramentas que as pessoas tinham para lidar com os seus problemas e buscar alguma resposta de imediato."

O amor próprio é uma conquista. Vem junto com o autoconhecimento, quando entendemos nossos defeitos e nossas qualidades. Quando aprendemos com nossos erros, superamos desafios e sabemos nos perdoar

Jéssica Martani

psiquiatra

A psiquiatra reforça ainda que o amor próprio é uma conquista pessoal que alcançamos aos poucos. "O amor próprio é uma conquista. Vem junto com o autoconhecimento, quando entendemos nossos defeitos e nossas qualidades. Quando aprendemos com nossos erros, superamos desafios e sabemos nos perdoar", ressalta.

A pesquisa do Google mostrou que, apesar de as buscas terem caído, o Brasil ainda é o país da América do Sul com mais interesse por amor próprio nos últimos 12 meses.

O Brasil também é o sexto colocado nas buscas mundiais pelo tema. Filipinas está em primeiro lugar, Japão em segundo, Índia em terceiro, Jamaica em quarto e Nepal em quinto.

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.