Todas as letras

Diversidade afetiva, sexual e de gênero

Todas as letras - Renan Sukevicius
Renan Sukevicius
Descrição de chapéu machismo

Homens gays estão prontos para enfrentar os preconceitos que têm?

Integrantes de grupos minoritários também estão sujeitos a discriminar outras minorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pessoa LGBT+ não se torna semi-deus por ser LGBT+. É possível sofrer preconceito por afetividades e sexualidades dissidentes do padrão heteronormativo e ser uma pessoa detestável. Ou uma pessoa que erra, que vacila com os outros. Que comete crimes. Afinal, LGBTs são gente.

Colocar o dedo nessa ferida exige coragem. A jornalista Fabiana Moraes o fez e, como era de se esperar, foi duramente criticada nas redes sociais ao tirar do armário a misoginia intrínseca a parte da comunidade de homens gays. Esse ódio direcionado a mulheres é um problema que a autora afirma ter sido ignorado até aqui.

Os questionamentos ao texto, muitos deles raivosos, giravam ao redor da motivação de se bater em uma comunidade que só faz apanhar e do momento em que a discussão é posta. E em alguma medida as falas são justas.

0
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 26.08.2020 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Pauta aborda casos de mulheres lésbicas que precisam "estar no armário" por causa de preconceitos, da família e do atual governo. Personagem Andreia. (Foto: Karime Xavier/Folhapress) - Folhapress

No entanto, é difícil saber quando e se haverá um momento ideal para autocríticas. O Brasil não tem mais, institucionalmente, uma política contrária a vivências LGBT+, e isso é bom. Mas ainda é o país que mais mata essa população, um cenário péssimo.

Pode ser doloroso para parte da comunidade gay se olhar no espelho e enxergar um corpo preconceituoso. A alternativa a esse grupo, talvez, seja tentar se ver com a complexidade que os seres humanos têm. Entre a homofobia que sentem e a misoginia que cometem há um universo inteiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.