Todas as letras

Diversidade afetiva, sexual e de gênero

Todas as letras - Renan Sukevicius
Renan Sukevicius

Museu da Diversidade Sexual completa 12 anos em busca de um renascimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Espaço reabre semana que vem ao público após longo período de reforma

O museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS) fica embaixo da terra. E, desde novembro de 2022, estava fechado. No dia 29 de maio, às 13h, o espaço, dentro da estação República do Metrô, deve renascer.

Nesses quase dois anos sem visitantes houve demissão de metade do grupo de funcionários e acusações de sucateamento do museu. A secretaria de Cultura de São Paulo negou as acusações dos demitidos.

Fachada do Museu da Diversidade Sexual, localizado na estação República do metrô
Fachada do Museu da Diversidade Sexual, localizado na estação República do metrô - Adriana de Maio/Divulgação

Nesta nova fase da instituição haverá duas exposições: "Pajubá: a hora e a vez do close", de média duração, e "Artes dissidentes: o céu que brilha no chão", de curta duração. A curadoria é de Amara Moira, coordenadora de exposições e programação cultural do museu, e de Marcelo Campos, curador-chefe do Museu de Arte do Rio (Mar).

Os passantes apressados da paulicéia poderão, se quiserem, olhar para o resgate histórico de personalidades LGBT+ importantes na construção do Brasil que a curadoria pretende fazer neste ano.

Uma das figuras é Brenda Lee, conhecida como "anjo da guarda" de travestis em São Paulo. A pernambucana é reconhecida como a fundadora da primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids do Brasil, o Palácio das Princesas.

Neste sábado, 25, haverá um "rolezinho" conduzido pelo pesquisador Rafael Freitas e promovido pelo MDS. No percurso, os visitantes irão até o local em que funcionava o espaço de acolhimento, na rua Major Diogo, no centro, e em outras áreas importantes para a população LGBT+ de São Paulo.

O museu da Diversidade Sexual funciona de terça a domingo, entre 10h e 18h. A entrada é gratuita mediante reserva dos bilhetes no site da Sympla.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.