Algumas receitas caseiras ajudam a remover manchas difíceis dos tecidos. Veja, a seguir, as recomendações da organizadora pessoal Juliana Faria para tirar vários tipos de sujeira das roupas.
Molho de tomate
Retire o excesso de molho com uma faca. O ideal é fazer isso o mais rápido possível. Coloque detergente branco ou incolor e deixe agir por 10 minutos. Depois disso, lave normalmente.
Café
Se a mancha for recente, passe uma pedra de gelo na área afetada. Em seguida, lave normalmente.
Para tirar manchas de café de tecidos claros, a dica é usar uma solução com 1/4 de copo de vinagre de álcool, 1/4 de copo de álcool e meio copo de água. Passe com uma esponja várias vezes e espere secar. Então, aplique detergente e, em seguida, lave normalmente.
Sangue
Despeje água oxigenada de 10 ou 20 volumes sobre a mancha. Enxágue depois de cinco minutos. Se não tiver saído, torça a peça para tirar o máximo de água e repita o processo. Em seguida, lave normalmente.
Tinta de caneta
Deixe a mancha imersa por algumas horas no leite. Na sequência, esfregue com vinagre de álcool. Então, lave normalmente.
Gordura
Assim que possível, aplique talco ou sal sobre a mancha, para que o óleo não penetre tanto no tecido. Depois disso, remova o excesso de talco ou sal, adicione detergente, espere cinco minutos e lave normalmente.
Vinho tinto
Derrame vinagre de álcool sobre a mancha, para que ela vá clareando. Em seguida, aplique detergente, espere cinco minutos e lave normalmente.
Mofo
Em roupas brancas, use uma solução de 1 litro de água, uma colher de sopa de detergente branco ou incolor e uma colher de sopa de água sanitária. Mergulhe a parte do tecido que está com a mancha e deixe de molho por no máximo uma hora. Enxágue e lave normalmente. Se possível, estenda a peça para secar ao sol.
Em peças coloridas, a recomendação é despejar leite fervendo e deixá-las secar à sombra por cerca de 15 minutos. Na sequência, lave normalmente.
Suor
Essa mancha amarelada que fica debaixo da manga de uma blusa clara é a mais complicada de ser removida, segundo Juliana Faria. "Já testei muita coisa e não consegui resolver mesmo", diz a organizadora. Ela afirma que, se a mancha permanecer depois da lavagem e da secagem da peça, é muito difícil que saia depois. "Se ela secou, já ficou fixada. Aí, não tem mais como tirar, só vai piorando com o uso."
A sugestão, então, é trocar o desodorante por outro que seja natural, sem alumínio. "O que gera a mancha é a combinação do nosso suor com o desodorante. Então, substituí-lo pode solucionar o problema."
Dicas gerais
- Sempre retire o excesso de sujeira com guardanapo ou papel toalha o mais rápido possível. Faça isso com delicadeza, para não acabar aumentando a área afetada
- Nunca esfregue o tecido no primeiro momento. Aplique o produto indicado e deixe o tempo necessário para que ele possa penetrar na fibra e agir. Se depois de enxaguar a mancha não sair, aí vale usar o produto novamente e esfregar
- Cuidado para não transferir a mancha de um lado da roupa para o outro. Antes de despejar um produto sobre a sujeira em uma camiseta, por exemplo, coloque um pano no meio dela, para que o tecido debaixo não seja atingido
- Um produto que tira bem todo tipo de sujeira é o tira-manchas à base de oxigênio. Ao utilizá-lo, o importante é sempre seguir as recomendações que estão no rótulo da embalagem
- Se a mancha permanecer mesmo depois da lavagem, o ideal é não deixar a peça secar. Tente remover a sujeira novamente. Se o tecido secar e for passado com ferro, a mancha ficará fixada.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.