Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Aprenda a limpar a air fryer do jeito certo para não danificá-la

Veja dicas para remover a sujeira sem sacrifício e conservar o equipamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Na internet, é possível encontrar várias receitas que prometem remover toda a sujeira da air fryer sem esforço. O problema é que, dependendo do que for usado, há grandes chances de você estragar a camada antiaderente da fritadeira elétrica. Aí, com o tempo, vai ficando ainda mais difícil higienizá-la.

"É preciso buscar dica milagrosa quando a sujeira fica incrustada. E por que isso acontece? Porque a gente limpou errado. O antiaderente é feito para não grudar", afirma a cozinheira Bruna Hermogenes, conhecida nas redes sociais como a "rainha da air fryer" e autora do ebook "Airfryer é vida".

A seguir, veja as dicas da especialista para fazer a limpeza do aparelho da forma correta.

Gaveta da airfryer aberta com uma carne gordurosa dentro dela
Para tirar gorduras mais difícies, vale colocar o cesto de molho em água quente - Brebca/AdobeStock

Como limpar o cesto e a cuba

Modelos com antiaderente

  • Para preservar o equipamento, o mais importante é evitar o choque térmico e o uso materiais abrasivos ao fazer a lavagem
  • Para uma limpeza simples, espere que o compartimento chegue à temperatura ambiente e, se necessário, passe papel toalha para remover o excesso de gordura. Depois, lave com detergente neutro e o lado macio da esponja
  • No caso de uma sujeira mais difícil, a dica é deixar o compartimento ainda quente de molho em água fervente com algumas gotas de detergente. Isso vai ajudar a soltar os resíduos sem que haja o choque térmico. Nunca coloque o utensílio ainda quente sob água fria
  • Muitos modelos permitem a lavagem do cesto na máquina de lavar louça (verifique as instruções do fabricante). Mas, para não estragar a camada antiaderente, a recomendação é não utilizar secante (produto adicionado à lavagem para deixar os itens mais secos e brilhantes)

Modelos sem antiaderente
Algumas air fryers têm grades, que são mais complicadas de higienizar. Durante a limpeza, muitas vezes, a esponja acaba ficando presa à estrutura e estragando. Por isso, o melhor jeito de tirar a sujeira da grade é com uma escovinha. Também é possível deixar o utensílio de molho com algumas gotas de detergente. Nesse caso, não é preciso se preocupar com o choque térmico.

Grade de uma airfryer
Modelo de air fryer com grade - Bruna Hermogenes

Como limpar a resistência

Desligue a air fyer da tomada e retire a gaveta. Com o aparelho frio, passe apenas um papel toalha levemente umedecido na resistência, nada mais do que isso. Se a limpeza for frequente, a sujeira não irá se acumular ali.

Como limpar por fora

Faça a higienização com pano levemente umedecido e depois um pano seco. Mas, se seu equipamento for digital, é proibido umedecer o painel. Nesse caso, passe somente um papel toalha ou pano seco.

Como fazer que o antiaderente dure mais

Ao comprar uma air fryer com cesto antiaderente, é fundamental realizar o seguinte processo antes de utilizá-la:

  • Lave o cesto com uma esponja macia e detergente
  • Quando ele estiver seco, use um papel toalha ou um pincel culinário para passar óleo de cozinha em toda a superfície antiaderente
  • Aqueça o cesto na air fryer por cinco minutos a 200ºC

  • Ao fim desse tempo, espere que o compartimento volte à temperatura ambiente
  • Então, lave novamente com detergente e esponja macia
  • Feito isso, o equipamento estará pronto para o uso

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.