Vidas Atípicas

Em busca de respostas para dúvidas profundas e inesgotáveis sobre o autismo

Vidas Atípicas - Johanna Nublat
Johanna Nublat

É possível ser mais ou menos autista?

O autismo é dividido em três níveis de suporte, mas é um espectro único

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Iniciando uma seção de perguntas e respostas rápidas sobre autismo e outras neurodivergências aqui no blog, trago uma pergunta geralmente associada aos níveis de suporte (I, II e III) dos autistas e ao que costumava se chamar autismo "leve, moderado ou severo" (mais sobre isso na próxima postagem desse blog).

Quem responde é o Thiago Lopes, doutor em psicologia pela Universidade do Quebec, responsável pela introdução do modelo Denver de intervenção precoce no Brasil e pai de duas crianças no espectro.

Thiago Lopes está sentado no chão brincando de imitação com um de seus filhos
Thiago Lopes faz atividades no solo com um de seus filhos - Arquivo pessoal

Considerando pessoas que têm diagnóstico de autismo, é possível dizer que um tem mais autismo do que outro? Não é possível falar que uma pessoa é mais autista do que a outra. É possível dizer que os sintomas são mais severos, que os sintomas são mais presentes. Mas isso não quer dizer que um tenha mais autismo que outro. O autismo é uma condição genética do neurodesenvolvimento. A origem dela é genética, então a resposta em relação ao diagnóstico é um "sim" ou "não". E, uma vez que se tem o diagnóstico, não existe cura, é um diagnóstico para o resto da vida. Existe a possibilidade de que os sintomas sejam atenuados com tratamento e com o desenvolvimento da criança. E de os sintomas serem menos invasivos, atrapalharem menos a qualidade de vida do indivíduo, de se reduzirem as diferenças em relação à população típica em termos de funcionamento e capacidade de adaptação e de convivência. Mas não existe alguém que é mais autista do que outro, são todos dentro do mesmo espectro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.