Vidas Atípicas

Em busca de respostas para dúvidas profundas e inesgotáveis sobre o autismo

Vidas Atípicas - Johanna Nublat
Johanna Nublat
Descrição de chapéu

Guia de desenvolvimento infantil traz atividades para crianças de 0 a 6 anos

Material também detalha sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois guias, lançados no final de abril, detalham o desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, apresentam ideias de atividades para fazer com bebês e crianças pequenas em cada idade e explicam sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH, para que sejam identificados de maneira rápida e abram caminho para a intervenção precoce.

Ambos são chamados "Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce"; um é voltado a pais e cuidadores primários, e o outro é para profissionais da saúde e da educação. Foram elaborados pelo Hospital da Criança de Brasília em parceria com o Ministério da Saúde.

O material mostra, por exemplo, o que esperar do desenvolvimento das crianças em cada faixa etária, como atenção aos sons, novas brincadeiras e interesses que vão surgir, sons que elas começam a emitir e reações socioemocionais esperadas, como o sorriso.

Imagens mostram vários bebês, de idades diferentes, reagindo a sons mexendo a cabeça em diferentes direções
Guia mostra como um bebê reage a sons dependendo da idade - Divulgação

Também traz sugestões práticas de atividades para que os pais façam, no dia-a-dia, com os pequenos de maneira a estimular as habilidades esperadas para cada faixa etária.

Ilustração mostra um homem segurando um bebê e abrindo a boca na frente dele para estimular a imitação
Ilustração mostra exemplo de exercícios para estimular a imitação no primeiro trimestre de vida do bebê - Divulgação

"É sabido que, em decorrência das dimensões continentais do Brasil e das dificuldades no acesso a serviços de saúde especializados, crianças nascidas com riscos do neurodesenvolvimento têm suas chances de desfecho favorável prejudicadas pela demora em receber estímulos adequados no tempo oportuno", diz trecho da apresentação do guia para os pais.

"Assim sendo, é necessário difundir conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e preparar os pais e cuidadores primários para serem capazes de identificar atrasos e sinais de alerta no neurodesenvolvimento, objetivando não perder a grande janela de oportunidade de rearranjos neuronais, promovidos pela neuroplasticidade cerebral na primeira infância."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.