Stephen Hawking será enterrado no dia 31 de março, ao lado de Newton

Cerimônia acontecerá na abadia de Westminster, em Londres

Londres | AFP

O funeral do astrofísico britânico Stephen Hawking, falecido na semana passada aos 76 anos, será no sábado, 31 de março, na igreja da Universidade de Cambridge, anunciaram seus filhos na última terça-feira.

Suas cinzas serão enterradas ao lado do físico Isaac Newton na abadia de Westminster, onde repousam as maiores personalidades britânicas.

A igreja Great St. Mary’s, a principal da famosa universidade do leste da Inglaterra, está localizada próxima de Gonville e Caius, a faculdade de Cambridge onde Hawking lecionou por 52 anos.

"Família, amigos e colegas estão convidados para este serviço privado", diz a declaração de seus filhos, Lucy, Robert e Tim, que explicaram a escolha de Cambridge, porque "foi a cidade que ele tanto amou e que o amava tanto".

"A vida e o trabalho do nosso pai significaram muitas coisas para muitas pessoas, religiosas e não religiosas, e é por isso que o serviço será inclusivo e tradicional, refletindo a amplitude e a diversidade de sua vida", acrescentaram.

"É absolutamente apropriado que os restos do professor Stephen Hawking sejam enterrados na abadia, perto de seus distinguidos colegas cientistas", declarou, por sua vez, o decano de Westminster, o reverendo John Hall, em outro comunicado.

Isaac Newton, que descobriu a lei da gravidade, foi enterrado no grande templo londrino em 1727. Charles Darwin, pai da teoria da evolução, foi sepultado atrás de Newton em 1882.

A última grande personalidade a ser enterrada na abadia foi o ator Laurence Olivier, em 1989. Os últimos cientistas que entraram no panteão foram os físicos atômicos Ernest Rutherford, em 1937, e Joseph John Thomson, em 1940.

"Acreditamos ser vital que a ciência e a religião trabalhem juntas para responder às grandes questões sobre o mistério da vida e do universo", afirmou o reverendo Hall.

Milhares de pessoas visitaram a faculdade de Gonville & Caius desde a morte do cientista para assinar o livro de condolências. 

Hawking morreu enquanto dormia em 14 de março em Cambridge, depois que sua saúde se deteriorou nos últimos meses.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.