Imagens mostram suspeitos de furtar medalha Fields de matemática no Rio

Objeto foi furtado na quarta (1º) logo após a cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro

Fernando Tadeu Moraes
Rio de Janeiro

Imagens obtidas pela Folha mostram dois homens considerados suspeitos pela polícia de terem furtado a medalha Fields, o "Nobel de matemática". O objeto foi levado junto à pasta do iraniano de origem curda Caucher BIrkar logo após ele ter recebido o prêmio na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), na quarta (1º), no Rio de Janeiro.

As câmeras de segurança do local flagraram o momento em que um homem se aproxima da pasta onde estava a medalha quando Birkar estava de costas, e coloca uma mochila em frente à pasta, aparentemente com a intenção de escondê-la. Depois, essa mochila foi encontrada nas arquibancadas com os documentos do matemático.

Para adentrar o recinto onde ocorria a cerimônia era obrigatório portar a credencial do evento ou estar com uma pulseira de convidado. Nas imagens é possível ver que eles não usavam a credencial.

Birkar é professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele nasceu em Marivan, no Irã, cidade curda bastante afetada pela guerra Irã-Iraque dos anos 1980, e estudou matemática na Universidade de Teerã antes de ir para o Reino Unido em 2000. Depois de um ano, ele recebeu o status de refugiado, tornou-se um cidadão britânico e começou seu doutorado no país. ​

Ele ganhou a láurea matemática junto a outros três pesquisadores: o italiano Alessio Figalli, 34, o alemão Peter Scholze, 30, e o indiano Akshay Venkatesh, 36. Todos eles agora fazem parte do exclusivo grupo de 56 matemáticos que já receberam a medalha, criada em 1936.

O italiano Alessio Figalli mostra a medalha Fields recém-conquistada
O italiano Alessio Figalli mostra a medalha Fields recém-conquistada - Silvia Izquierdo/AP

Entre os vencedores anteriores está o brasileiro Artur Avila, que em 2014 tornou-se o primeiro latino-americano a conquistar a honraria.

O ICM é o evento mais importante da matemática e ocorre pela primeira vez na América Latina. O congresso reúne 2.500 matemáticos de todo o mundo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.