Cancelada em março, caminhada espacial 100% feminina ocorrerá neste mês

Ação não aconteceu antes por falta de trajes adequados ao tamanho das astronautas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A falta de dois trajes espaciais de tamanho feminino a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) impediu que as astronautas americanas Christina Koch e Anne McClain fizessem, em março de 2019, a primeira caminhada espacial 100% feminina e entrassem para a história.

Como resultado, Koch fez a caminhada com seu colega Nick Hague.

Agora, a ISS já dispõe de dois trajes de tamanho médio que, segundo Koch, devem ser suficientes para colocar o programa em ação. A primeira caminhada feminina está marcada para finalmente acontecer em 21 de outubro.

A decisão foi tomada pela Nasa, a agência espacial americana, na última sexta (4), quando foi definida a agenda das próximas dez caminhadas espaciais. 

 

As próximas caminhadas terão como objetivo substituir as baterias do painel solar, atualizando-as para as de íon-lítio, e reformar o espectrômetro magnético alfa, um equipamento usado pela Nasa para medir matérias incomuns que possam ser encontradas no Universo.

Anne McClain, a astronauta que deveria ter participado da caminhada junto com Koch em março, já está de volta à Terra. Quem participará do feito junto a Koch será Jessica Meir.

A caminhada espacial feminina não será o único feito histórico no currículo de Christina Koch. Ela deve permanecer na estação espacial até fevereiro de 2020 e se tornar a astronauta que mais tempo ficou no espaço, superando Peggy Whitson, fora do planeta por 288 dias seguidos. 

As dez caminhadas espaciais acontecerão em um intervalo de apenas três meses. A última vez que houve tantas caminhadas em tão pouco tempo foi na conclusão da montagem da estação há oito anos. 

Jessica Meir chegou à estação espacial na última semana e deve participar de pelo menos duas caminhadas espaciais, a primeira com Koch e a segunda com o astronauta italiano Luca Parmitato, da Agência Espacial Europeia.

Meir treinou com Koch por cerca de seis anos. Agora, em sua primeira missão, ela passará pelo menos seis meses na estação.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.