Astronautas encontram novas fissuras em módulo da Estação Espacial Internacional

Rachaduras são o mais recente de uma série de contratempos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

Astronautas russos descobriram novas rachaduras em um segmento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) que podem se alargar, disse um oficial do espaço na segunda-feira (31), o mais recente de uma série de contratempos.

"Fissuras superficiais foram encontradas em alguns lugares do módulo Zarya", disse Vladimir Soloviov, engenheiro-chefe da empresa espacial russa Energia, à agência de notícias RIA. "Isso é ruim e sugere que as fissuras começarão a se espalhar com o tempo."

Ele não disse se as rachaduras causaram vazamento de ar.

Módulo de laboratório multiuso russo Nauka ancorando na Estação Espacial Internacional (ISS) - Oleg Novitski - 29.jul.2021/Agência espacial russa Roscosmos/AFP

O oficial espacial disse anteriormente que muitos dos equipamentos da ISS estão começando a envelhecer e alertou que pode haver uma "avalanche" de equipamentos quebrados após 2025.

A estação espacial sofreu vários incidentes recentes. Autoridades russas disseram no mês passado que uma falha de software e uma possível falha humana foram responsáveis ​​por deixar a ISS fora de controle.

Os propulsores a jato do módulo de pesquisa russo Nauka inadvertidamente reacenderam algumas horas depois de atracar, fazendo com que todo o posto avançado orbital saísse de sua posição normal de voo com sete membros da tripulação a bordo.

A agência espacial russa Roscosmos também relatou no mês passado que uma queda na pressão no módulo de serviço do Zvezda, que fornece alojamento para membros da tripulação na ISS, foi causada por um vazamento de ar.

A agência espacial russa disse que permanecerá parte da ISS até 2024 e que está aberta para estender sua participação além dessa data.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.