Blue Origin agenda voo espacial com brasileiro para 20 de maio

Mineiro Victor Hespanha, 28, será o primeiro 'criptonauta' da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington, Estados Unidos | AFP

A Blue Origin anunciou, nesta sexta-feira (13), que o próximo voo de seu foguete está marcado para o dia 20 de maio, com seis passageiros a bordo. Entre eles está o primeiro turista espacial brasileiro, o engenheiro Victor Correa Hespanha.

A decolagem está prevista para as 8h30 (10h30 em Brasília) na região oeste do Texas, nos Estados Unidos. Este será o quinto voo espacial tripulado da companhia de Jeff Bezos.

O mineiro Victor Hespanha, engenheiro de produção de 28 anos, será o primeiro "criptonauta" da história.

Quando embarcar no foguete New Shepard, da companhia de Bezos, ele realizará um sonho de criança com a ajuda da Crypto Space Agency (CSA), uma aliança que tem como objetivo aliar a tecnologia da indústria espacial ao poder financeiro dos mercados de criptomoedas para impulsionar a inovação.

Último voo do foguete New Shepard, em 31 de março de 2022, na missão NS-20; o próximo incluirá o brasileiro Victor Hespanha - Patric T. Fallon/AFP

Hespanha garantiu sua vaga ao adquirir um NFT (tolkien não fungível) pela primeira vez, no que a CSA descreveu, em nota, como "um momento histórico que começa a revelar o impacto na vida real" que a web.3 e em particular os NFTs podem ter "ao tornar a viagem espacial acessível para pessoas comuns".

"Eu comprei [o NFT] pensando na valorização potencial", disse Hespanha, citado no comunicado. "Eu nunca imaginei que o meu seria sorteado."

Hespanha será o segundo brasileiro a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006.

Além do engenheiro de Minas Gerais, o voo levará a primeira mulher nascida no México, Katya Echazarreta.

Nascida em Guadalajara há 26 anos, ela se tornará a americana mais jovem a viajar ao espaço, graças ao programa de astronautas civis patrocinado pela Space for Humanity (espaço para a humanidade).

O engenheiro de produção Victor Correa​ Hespanha, 28, será o segundo brasileiro a ir ao espaço - Divulgação/Crypto Space Agency

Sua vida encarna o sonho americano de milhares de famílias imigrantes com começo difícil. Ela chegou ao país aos sete anos e o processo de imigração a manteve distante de sua família durante cinco anos.

A Blue Origin transportará seus clientes pela Linha Kármán, que marca o início do espaço segundo a convenção internacional, a uma altitude de 100 km. O voo dura apenas cerca de dez minutos no total, e o preço pago pelos turistas espaciais não foi divulgado.

Os passageiros podem se desprender de seus assentos, flutuar durante alguns instantes em gravidade zero, e admirar a curvatura da Terra através de grandes janelas.

O próprio Bezos participou do primeiro voo tripulado do New Shepard, em julho de 2021. Desde então, viajaram com a companhia o ator que interpreta o capitão Kirk da série "Star Trek", William Shatner, e Laura Shepard Churchley, filha do primeiro americano a viajar ao espaço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.