Foguete da Blue Origin cai após decolagem

A cápsula da nave não tripulada conseguiu se separar do restante do lançador antes da queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Um foguete da Blue Origin não tripulado caiu nesta segunda-feira (12) logo após a decolagem, no oeste do estado americano do Texas, informou a empresa espacial de Jeff Bezos, acrescentando que a cápsula conseguiu se separar do restante do lançador.

É um golpe duro para a empresa e o setor do turismo espacial, em que a concorrência é grande, apesar de observadores destacarem que possíveis passageiros provavelmente teriam sobrevivido.

Um vídeo mostra, após aproximadamente um minuto da decolagem, a cápsula ativar seus motores de emergência e se separar do lançador principal a toda velocidade. Em seguida, aterrissa com a ajuda de paraquedas.

Duas imagens: Foguete sendo lançado e explodindo na sequência
Falha em foguete da Blue Origin em lançamento realizado nesta segunda-feira (12) - Reprodução/Blue Origin

O vídeo não mostra o que aconteceu com o lançador que caiu, publicou a empresa, e que, em caso de sucesso, deveria ter retornado e pousado suavemente.

"Mau funcionamento do lançador durante o voo não tripulado de hoje", anunciou primeiramente a empresa, antes de assinalar que o sistema de ejeção da cápsula funcionou como se esperava. "Não houve feridos", afirmou a Blue Origin.

A cápsula não tripulada carregava apenas material de pesquisa para a missão "New Shepard 23". O regulador da aviação civil dos Estados Unidos (FAA) anunciou a suspensão de qualquer nova decolagem enquanto uma investigação é realizada. "A cápsula pousou com segurança enquanto o foguete caiu no chão na zona de risco designada", divulgou a agência federal.

Concorrência

Essa foi a 23ª missão da empresa e a primeira a terminar em acidente, o que representa um golpe para a empresa de turismo espacial criada pelo fundador da Amazon.

O bilionário Jareed Isaacman, que fretou uma missão espacial privada com a SpaceX no ano passado, opinou que "o sistema de segurança na decolagem funcionou bem. Com tantos lançamentos de foguetes, de motores e de lançadores em desenvolvimento no setor, um evento assim não deveria surpreender."

A concorrência espacial se abriu há alguns anos a diferentes empresas privadas nos Estados Unidos. O próprio Jeff Bezos participou do primeiro voo tripulado New Shepard da Blue Origin em julho de 2021.

Desde então, a nave transportou cerca de 30 pessoas, incluindo William Shatner, ator da icônica série de ficção "Star Trek".

No começo de agosto, a empresa enviou com sucesso a primeira egípcia e o primeiro português ao espaço em uma experiência de apenas alguns minutos em ausência de gravidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.