SpaceX divulga fotos da Starship, nave que fará viagens à Lua; veja

Veículo espacial da empresa de Elon Musk fará primeiro voo de testes nas próximas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A SpaceX, empresa de produtos especiais do bilionário Elon Musk, divulgou nesta quinta (12) imagens da nave Starship na base da empresa no Texas, nos Estados Unidos. A expectativa é que a nave faça seu primeiro voo para testar suas capacidades em algumas semanas.

"A equipe está começando uma série de testes antes do primeiro voo de teste da Starship nas próximas semanas", informou a SpaceX pelo Twitter.

Nave em uma base de lançamento
Starship, nave da SpaceX, em base de lançamento da empresa no Texas, nos EUA - Divulgação

O Starship é um dos mais esperados foguetes para 2023. Pelo menos por enquanto, é com ele que será feito o envio de astronautas à Lua na missão Artemis 3. Além disso, a Nasa (agência espacial dos EUA) ainda alargou o contrato com a SpaceX para que o Starship também seja utilizado na Artemis 4, outra missão que levará astronautas para o satélite natural da Terra.

Antes disso, porém, a empresa de Elon Musk precisa demonstrar a segurança e a capacidade da nova espaçonave. Os testes de voo na órbita da Terra, planejados para as próximas semanas, fazem parte dessas comprovações.

A nave é totalmente reutilizável e tem alta capacidade de transporte de cargas; a meta é carregar mais de 100 toneladas para localidades como a Lua ou Marte.

Nave em uma base de lançamento
Starship, espaçonave da SpaceX, em base de lançamento da empresa no Texas, EUA - Divulgação

Se o foguete demonstrar que realmente cumpre com as expectativas, ele se tornará a nave mais poderosa em operação, superando o SLS, da Nasa.

Em dezembro de 2022, a SpaceX divulgou os nomes das pessoas que estarão a bordo da Starship na missão Dearmoon, a primeira viagem privada com humanos na órbita da lua por meio do foguete. O projeto é financiado pelo empresário japonês Yusaku Maezawa. Ele selecionou, entre milhões de interessados, dez pessoas que o acompanharão na empreitada.

No total, Maezawa e os outros tripulantes ficarão uma semana a bordo do Starship, incluindo a viagem pela superfície da Lua e a volta para a Terra.

Nave em uma base de lançamento
Starship, aeronave da SpaceX, em base de lançamento da empresa no Texas, EUA - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.