Descrição de chapéu The New York Times

Destroços do tamanho de bola de boliche e avalanche marrom: as marcas da Starship no Texas

Lançamento do foguete da SpaceX fez a terra tremer e cobriu cidade com uma espécie de areia grossa e granular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Livia Albeck-Ripka
The New York Times

Quando o foguete mais potente já construído subiu de sua plataforma em Boca Chica, Texas, na última quinta-feira (20), o lançamento fez a terra tremer e levantou uma nuvem crescente de poeira e detritos, sacudindo casas e provocando uma chuva de sujeira marrom que atingiu uma área de quilômetros.

Em Port Isabel, a dez quilômetros a noroeste, pelo menos uma janela se espatifou e os habitantes ficaram alarmados.

"Foi apavorante", comentou Sharon Almaguer, que estava em casa com sua mãe, de 80 anos, no momento do lançamento. Ela contou que em lançamentos anteriores ela sentiu alguns tremores em sua casa, que é feita de alvenaria, mas "isto daqui foi de outro nível inteiramente".

Foguete está no centro da imagem e, ao seu redor, forma-se uma grande nuvem de poeira
Starship decolando da plataforma de lançamento da Starbase, em Boca Chica, Texas (EUA), no último dia 20 - SpaceX/Xinhua

Enquanto isso, o Starship, da SpaceX, explodiu minutos depois de decolar e antes de entrar em órbita. Perto do local do lançamento, os moradores de Port Isabel, conhecida por seu farol imponente e por ficar a menos de 16 km da fronteira com o México, tiveram que limpar a sujeira por conta própria.

Virtualmente a cidade inteira "acabou recoberta de uma espécie de areia grossa e granular, que caiu em cima de tudo", disse Valerie Bates, porta-voz de Port Isabel. Imagens postadas em redes sociais mostram os carros de habitantes da cidade cobertos de detritos marrons.

O dono de uma academia de fitness, Luis Alanis, contou que uma das janelas do estabelecimento rachou. Ele estava em casa no momento do lançamento e disse que sentiu "um estrondo, como um miniterremoto". Ele estimou o custo do conserto da janela em US$ 300 (cerca de R$ 1.500).

Mais perto do local do lançamento, grandes pedaços de destroços foram filmados voando pelo ar e se chocando com um carro que estava desocupado. Louis Balderas, fundador da LapPadre, que filma os lançamentos da SpaceX, disse que é comum ver alguns destroços, fumaça e poeira, mas que o impacto da decolagem da quinta-feira foi diferente de qualquer coisa que ele já viu.

"Havia pedaços de concreto do tamanho de bolas de boliche que saíram voando da área da plataforma de lançamento", ele disse, acrescentando que a explosão criou uma cratera que ele estimou em oito metros de profundidade.

Em declaração postada no Facebook, a Prefeitura de Port Isabel disse que o departamento de administração de emergências do condado de Cameron confirmou que a poeira "é areia e solo de perto da plataforma de lançamento da SpaceX lançados no ar pela força da decolagem". Um porta-voz do departamento disse que todas as perguntas sobre a poeira da explosão devem ser endereçadas à SpaceX.

Na quinta-feira, o juiz do condado de Cameron, Eddie Treviño Jr., ordenou o fechamento da praia de Boca Chica e de uma seção da rodovia estadual 4 até as 14h da sexta "para proteger a saúde e segurança pública durante trabalhos de limpeza após uma anomalia".

Bates, a porta-voz de Port Isabel, disse que, com base nas informações atuais, "não há preocupação imediata com a saúde da população".

Eric Roesch, especialista em compliance ambiental e avaliação de riscos que vem monitorando os lançamentos de foguetes da SpaceX, disse em entrevista que ele e outros avisam há muito tempo sobre os riscos ao ambiente da região em volta. Mas, sem uma análise química da poeira e dos detritos, acrescentou, é difícil afirmar se foram ou não prejudiciais à saúde humana.

Em todo caso, disse Roesch, "a presença da poeira sinaliza para mim que o modelamento de impacto foi insuficiente, porque esse efeito não foi citado como possível impacto". Em junho, a avaliação ambiental feita pela Federal Aviation Administration concluiu que os planos de lançamentos orbitais da SpaceX não teriam impacto significativo sobre a região da costa do Golfo.

Roesch, que mantém o blog de política ambiental WSG Hound, disse acreditar que a poeira e os detritos tenham saído em grande parte da cratera gigantesca formada na decolagem do foguete. Normalmente as grandes plataformas de lançamento são construídas com um sistema de trincheira ou água que ajuda a desviar do chão as chamas emitidas pelo foguete e a umedecer o impacto, ele explicou.

"Eles não fizeram isso", disse Roesch. "Parece que simplesmente lançaram esse foguete, e pronto."

Nem a SpaceX nem a FAA responderam imediatamente na noite de quinta a perguntas sobre a poeira e os detritos.

Sharon Almaguer, a residente de Port Isabel, disse que, embora a empresa de Elon Musk tenha levado empregos a uma região em dificuldades econômicas, a sujeira marrom que cobriu sua cidade serve para lembrar às pessoas das desvantagens ambientais e é sinal de que as coisas saíram de controle.

"A população local daqui está sendo sacrificada", ela disse. "Ele [Musk] simplesmente queria colocar aquele negócio no ar, e que se dane todo mundo."

Tradução de Clara Allain.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.