Descrição de chapéu BBC News Brasil

As misteriosas espirais de luz que surgiram na aurora boreal do Alasca

Lançamento de foguete da SpaceX a partir da Califórnia rendeu imagem surpreendente do fenômeno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Uma espiral luminosa foi vista sob o céu do Alasca no último sábado (15) —foi uma cena ainda mais surpreendente do que a aurora boreal em si, que havia atraído vários espectadores para a região.

Mas afinal, que acontecimento misterioso e belo era aquele?

"O que nós finalmente conseguimos descobrir é que a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 partindo de Vandenberg [na Califórnia]", explicou à BBC Don Hampton, pesquisador na área de geofísica da Universidade do Alasca Fairbanks.

As misteriosas espirais de luz que surgiram na aurora boreal do Alasca
Espirais de luz surgiram na aurora boreal do Alasca - Divulgação/Don Hampton/Geophysical Institute

O Falcon 9 é um foguete de dois estágios —em um dado momento, o primeiro estágio se separa do segundo, que segue para a órbita.

"Ou teve uma combustão para que o segundo estágio voltasse da órbita, o que acabou liberando basicamente vapor d'água, que congelou; ou houve o descarte de combustível, para que o segundo estágio ficasse mais leve. E quando isso sai [o combustível] no espaço gelado, ele se transforma em pequenos cristais de gelo."

"Os cristais de gelo refletem a luz do Sol, e nós podemos ver isso em terra."

"O foguete em si estava em movimento espiral, então quando houve a liberação [de vapor ou de combustível), surgiu esse efeito com aparência espiral", completa Hampton.

A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, fez lançamentos do Falcon 9 e de pequenos satélites no sábado.

O desenvolvimento do Falcon 9 já passou por algumas falhas, como explosões logo após o lançamento e o abandono de um foguete por falta de combustível.

Mas, dessa vez, a empresa considerou os feitos do último sábado bem-sucedidos.

'Sensação de admiração'

O geólogo e fotógrafo americano Todd Salat, que se autointitula o "caçador da aurora" (referindo-se à aurora boreal), capturou uma das imagens mais compartilhadas da espiral luminosa causada pelo Falcon 9.

"Um giro intrigante no céu se movimentava pela aurora e aparecia sobre o cume Donnelly Dome, perto da cidade de Delta Junction, no Alasca (...) Quando essa espiral brilhante veio em minha direção, crescendo rapidamente, pensei: O que é isso?!", escreveu Salat em seu site.

"Eu amei a sensação de admiração, mas mistério resolvido", completou, citando a descoberta do papel acidental do Falcon 9 na aurora boreal.

Antes que o mistério fosse resolvido, várias imagens e postagens nas redes sociais abordaram o evento misterioso, especulando do que se tratava.

Don Hampton explica que efeitos visuais parecidos já haviam sido observados antes, durante a aurora boreal, por conta de lançamentos de foguetes.

"Gostaria que outros acontecimentos científicos recebessem tanta atenção assim", brincou, com um fundo de verdade, o pesquisador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.