Descrição de chapéu Rússia

Rússia identifica causa da falha em pouso na Lua e busca antecipar próximas missões

Lançada em agosto, Luna-25 foi a primeira missão do país desde 1976

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

A Rússia culpou nesta terça-feira (3) o mau funcionamento de uma unidade de controle a bordo pela queda de seu módulo de pouso na Lua em agosto. Além disso, o país disse que pode acelerar o cronograma de duas outras missões.

A primeira missão lunar da Rússia em 47 anos fracassou em 19 de agosto com a queda de sua espaçonave Luna-25, acabando com as esperanças de Moscou de superar a Índia no inexplorado polo sul da Lua. Uma espaçonave indiana aterrissou no local pouco depois, em 23 de agosto.

A agência espacial estatal Roscosmos disse que a unidade de controle não funcionou corretamente ao não desligar o sistema de propulsão, que disparou por uma vez e meia a mais do que o necessário enquanto a nave se dirigia para a Lua.

O módulo Luna-25, carregado pelo foguete Soyuz, em lançamento em agosto deste ano na base espacial de Vostochni, no extremo leste da Rússia - Roscosmos/AFP

O chefe da Roscosmos, Yuri Borisov, disse que uma comissão de investigação havia concluído seu exame do que deu errado e estava preparando um relatório para o governo.

Ele afirmou que a Rússia estava determinada a seguir em frente com seu programa de exploração da Lua. "Além disso, estamos considerando a possibilidade de adiantar as missões Luna-26 e Luna-27 para obter os resultados de que precisamos o mais rápido possível."

Ele não revelou, entretanto, quando essas missões poderão ser realizadas.

A Rússia já havia dito anteriormente que a Luna-26 será uma missão orbital e a Luna-27, um módulo de pouso com uma plataforma de perfuração. A Rússia e outros países estão interessados em estabelecer a extensão da água congelada perto do polo sul da Lua, que poderia sustentar a presença humana no futuro.

Segundo a Roscosmos, sua análise preliminar do acidente de agosto mostrou que, "ao emitir um pulso corretivo para transferir a espaçonave de uma órbita lunar circular para uma órbita elíptica de pré-pouso, o sistema de propulsão da Luna-25 funcionou por 127 segundos em vez dos 84 segundos planejados.

A causa mais provável foi o mau funcionamento do sistema de controle de bordo na unidade de medição de velocidade angular da espaçonave devido a comandos de dados incorretos. Como resultado, o sistema de propulsão não foi desligado quando necessário.

O Kremlin minimizou o fracasso da missão, dizendo que a Rússia continuará a buscar planos ambiciosos no espaço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.