Folhinha e jornalista Marcella Franco recebem Prêmio Hors-Concours do Impa

Também foram feitas menções honrosas a textos dos jornalistas Paulo Saldaña e Gabriel Alves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) anunciou nesta quinta (9) o resultado da sexta edição de sua premiação de jornalismo.

Folhinha e a jornalista Marcella Franco, que também é responsável pelo Folhateen, receberam o Prêmio Hors-Concours, que, de acordo com o instituto, representa um reconhecimento à parceria que contribui significativamente para a divulgação da matemática.

Em abril, a Folhinha passou a publicar desafios de lógica e matemática. A iniciativa ocorre com o apoio do instituto, responsável por elaborar os passatempos.

Antonela trabalha numa floricultura e recebeu uma encomenda diferente. Ela deve montar um jardim vertical, distribuindo oito vasos de flores. Antonela já colocou quatro vasos no jardim: um com 2 flores, dois vasos com 5 flores e um com 6 flores, como mostra a imagem a seguir. Para atender a encomenda, falta ainda colocar os outros quatro vasos mostrados abaixo, de modo que o total de flores seja 15 em cada uma das quatro fileiras indicadas no jardim.
Desafio de Lógica da Folhinha - Impa (Instituto de Matemática Aplicada)

Também houve menções honrosas a dois textos publicados no jornal.

Uma delas refere-se à reportagem "Desistência atinge 7 em cada 10 alunos de formação de professores em exatas", de Paulo Saldaña, publicada em maio deste ano. Parte da série Missão Professor, a reportagem abordou os desafios para formação de docentes na área de exatas no país.

A outra menção é para a entrevista "'Talento é uniformemente distribuído entre gêneros', diz 2ª mulher a receber Medalha Fields", assinada por Gabriel Alves. No texto, publicado em junho deste ano, a ucraniana Maryna Viazovska ressaltou a importância de famílias apoiarem garotas que se interessem por matemática e ciências.

Na categoria matemática, o primeiro lugar ficou com a reportagem "O primado dos primos", de Bruno Vaiano, publicada na Superinteressante. Na categoria divulgação científica, o prêmio principal ficou com o texto "A volta do Ubirajara", de Bernardo Esteves, publicado na revista Piauí.

O júri do 6º Prêmio Impa de Jornalismo foi formado pelo colunista da Folha e diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, pela presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, e pelos jornalistas Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori, e Raphael Gomide, coordenador da assessoria de imprensa do IMPA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.