Descrição de chapéu oriente médio

Humanos usam piercings desde os tempos pré-históricos, dizem arqueólogos

Ornamentos de pedra em esqueletos foram achados em cemitério de 11 mil anos na Turquia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ece Toksabay
Ancara (Turquia) | Reuters

Ornamentos de pedra encontrados nas bocas e orelhas de esqueletos em um cemitério de 11 mil anos de idade no sudeste da Turquia mostram que os humanos usam piercings em seus corpos desde os tempos pré-históricos, segundo arqueólogos.

Embora pedras pequenas, finas e pontiagudas tenham sido encontradas em várias escavações no Crescente Fértil, que inclui partes de Turquia e Iraque e onde os antigos humanos se estabeleceram para o cultivo, não se sabia para que elas eram usadas —até agora.

"Nenhuma delas havia sido encontrada nos corpos em suas localizações originais", disse Emma Louise Baysal, professora de arqueologia da Universidade de Ankara e coautora do artigo sobre os ornamentos.

Pessoa com pinça e conta na palma da mão
Conta de pedra escavada de uma sepultura em Boncuklu Tarla na província de Mardin, sudeste da Turquia - Emma Louise Baysal/Ankara University/via Reuters

Mas no sítio de Boncuklu Tarla "temos todas elas nos esqueletos, muito próximos dos orifícios das orelhas, dos lábios", afirmou a docente, o que levou os especialistas a concluir pela primeira vez que elas definitivamente eram utilizadas como piercings.

Alguns desgastes nos dentes inferiores dos crânios também mostraram que os indivíduos tinham piercings no lábio inferior quando eram vivos.

Pessoa escavando local
Arqueólogo trabalha em uma sepultura onde uma pedra foi escavada em Boncuklu Tarla, na província de Mardin, sudeste da Turquia - Emma Louise Baysal/Ankara University/via Reuters

"Eu acho que mostra que compartilhamos preocupações similares com a nossa aparência e que essas pessoas também estavam pensando muito sobre como elas se apresentavam para o mundo", disse.

O local foi estabelecido há cerca de 11 mil anos por um grupo de caçadores-coletores, que foram se instalando gradualmente. As escavações prosseguem em Boncuklu Tarla, onde foram descobertos mais de 100 mil artefatos até agora.

Colaboraram Mert Ozkan e Ali Kucukgocmen

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.