Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Escorpiões voadores para prefeito

Com base no movimento de reajuste salarial, policiais militares articulam candidaturas em sete capitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reportagem de Fernanda Mena publicada no caderno em que a Folha mostrou o que foi a ditadura militar no Brasil esclarece que a Polícia Militar não se tornou o que é hoje —extremamente violenta— só porque herdou os métodos do regime de exceção. Em muitos aspectos, ela é assim desde a sua implantação, na época do Império, uma guarda armada a serviço das elites, um pequeno exército operado pelas oligarquias.

No Rio, a instituição é ainda mais antiga: em 13 de maio de 1809, dia do aniversário do príncipe regente, dom João 6º criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte, inspirada na gendarmerie francesa. Ruy Castro desfia seu modus operandi no romance histórico “Era no Tempo do Rei”: “era um dilúvio de fardas azuis”; “seus homens já chegaram à briga na rua da Quitanda brandindo suas talas, distribuindo lambadas por atacado e planejando apurar futuramente quem fora o responsável pelo conflito”.

O historiador Luiz Antônio Simas tem uma tese: “A discussão sobre o que deu errado na Polícia Militar parte de um pressuposto equivocado. O problema das PMs não é ter dado errado. É ter dado certo. Escorpiões não foram feitos para voar como pássaros”.

A questão atual é o surgimento de escorpiões voadores. Incentivados por políticos —Wilson Witzel, durante a campanha, prestava continência até para escoteiro mirim e, eleito governador, ensaiou inventar o posto de general honorífico da PM—, preparam-se para uma aventura inédita.

Com base no movimento que reivindica reajuste de salário e que tem estimulado motins nos estados, policiais militares articulam candidaturas a prefeito em sete capitais. Já nas eleições de 2018 foi registrado um aumento de mais de 300% na participação de agentes de segurança nos Legislativos estadual e federal. Cansados de servir a quem manda bater, eles mesmos querem mandar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.