Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Madame Satã contra os bolsonaristas

Sérgio Camargo logo irá para o anonimato. Madame será lembrado pelos séculos dos séculos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2015, escrevi neste espaço que o mito de Madame Satã resiste a desconstruções. Na época ainda não havia o bolsonarismo oficial, e o cancelamento não era a última palavra nos debates e discussões das redes sociais.

Eu deveria ter prestado mais atenção ao comentário de um leitor indignado, para quem Madame era “infame” (bela rima) e uma figura que só despertava interesse dos “intelectuais que veem nele uma vítima da sociedade”. Pois agora o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, é quem investe contra o cidadão João Francisco dos Santos, morto em 1976, chamando-o de “triplo homicida”.

Como o órgão federal sob a responsabilidade de Camargo tem por atribuição valorizar a produção de negros brasileiros e combater o racismo, ele não tem o que fazer. Diverte-se retirando nomes de uma lista de homenageados: a ex-senadora Benedita da Silva, a escritora Conceição Evaristo, a cantora Elza Soares, os compositores Gilberto Gil, Milton Nascimento, Martinho de Vila.

Cena de "Madame Satã" (2002), de Karim Aïnouz
Lázaro Ramos (esq.) e Flávio Bauraqui em cena de "Madame Satã" (2002), do diretor Karim Aïnouz - Divulgação

Nem nos anos 30, quando atuava na Lapa e tinha fama de ter enfrentado no braço e na pernada uma patrulha inteira da Polícia Especial, Madame Satã era unanimidade. Diziam que ele não chegava aos pés de outros malandros históricos: Meia-Noite, Tinguá, Sete-Coroas, Miguelzinho Camisa Preta.

Depois de passar mais de 27 anos no presídio da Ilha Grande, a liberdade lhe entristeceu, pois havia encontrado na cadeia um lar. Foi recebido como herói-marginal da contracultura, deu entrevista ao Pasquim, posou para fotos de chapéu panamá, visitou os bares da moda, publicou uma autobiografia ficcional. Em pouco tempo a esquerda festiva enjoou dele: “Ih, lá vem a bicha velha”. Só o cartunista Jaguar foi amigo até o fim.

Camargo logo despontará para o anonimato. Madame será lembrado pelos séculos dos séculos. Para aplicar uma banda, é preciso ciência.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.