Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

As eternas promessas para combater alagamentos no verão

A queda de árvores é o novo perigo dos temporais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo carioca tem um temporal na memória. Pode ser uma lembrança banal —o dia em que, surpreendido pela chuva, ficou preso num botequim e comeu pela primeira vez um ovo colorido. Ou uma tragédia: a morte de um parente, de um amigo, nas enxurradas que transbordam rios, alagam ruas, deslizam morros, deixando a cidade submersa. Como na canção "Futuros Amantes", de Chico Buarque: "Os escafandristas virão/ Explorar sua casa/ Seu quarto, suas coisas".

Ao comentar a terrível enchente de 1967, Nelson Rodrigues escreveu que sua vida se dividira em duas: antes e depois da chuva. O prédio em que morava seu irmão, o jornalista Paulo Rodrigues, com a mulher, dois filhos e a sogra, desabou. Os cinco morreram. Foi em Laranjeiras, onde o rio Carioca corre subterrâneo e às vezes se revolta.

Rua alagada e homem sendo carregado por passarela.
Homem é carregado por passarela interditada após fortes chuvas e inundação de rio em Porciúncula (a 350 km do Rio) - Divulgação -22.fev.21/Prefeitura de Porciúncula

O Rio convive com tempestades desde muito antes de Estácio de Sá, o fundador. Durante 450 anos o poder público se esforçou para ajudar na destruição com a ausência de medidas contra as enchentes. Mais preocupado com a reeleição, o governador Cláudio Castro, imóvel e sequinho dentro do terno, acompanha as chuvaradas atuais à janela do Palácio Guanabara.

Com a chegada do verão, a prefeitura anunciou um pacote de investimentos. Meio bilhão de reais para a contenção de encostas, obras de pavimentação e drenagem, novos sistemas de manejo d’água. Depois da praça da Bandeira —que em 2013 ganhou uma piscina para armazenar excessos dos rios Maracanã, Joana e Trapicheiros—, o alvo é o Catete, bairro que é sinônimo de alagamento.

Lembro-me de pouquíssimos dias de Natal sem chuva, mesmo que rápida e fina. As últimas pancadas provocaram a derrubada de quase 150 árvores. A maioria delas está doente e com as raízes confinadas em espaços pequenos. A Fundação Parques e Jardins é hoje um puxadinho da Comlurb, responsável por cuidar da poda e conservação das árvores. É um milagre que elas não caiam sozinhas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.