Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu petrobras

O Bolsolão é um poço sem fundo

Plano de instalar no país uma autocracia se sustenta na corrupção do orçamento secreto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém que tenha a cabeça no lugar acredita mais no que fala o mentiroso. Para evitar danos na campanha, Bolsonaro mais uma vez diz que não disse o que disse. Desistiu de fazer do Brasil uma república das bananas. Não quer capturar o STF, com a nomeação de novos ministros, e se transformar num arremedo de Hugo Chávez, na Venezuela, e Viktor Orbán, na Hungria, além de repetir o AI-2, baixado pelo regime militar em 1965. Quem não te conhece que te compre.

O centrão —orgulhoso de seu caráter parasitário e de seguir quem está no poder, independentemente da ideologia— e o partido militar —formado para sustentar os desmandos do capitão e que hoje tem como principal representante o general Mourão— vão pela mesma estrada de falsos desvios e atalhos.

Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros nem ao menos se preocupa em maneirar os termos do discurso liberticida. Afirma abertamente que é preciso "enquadrar" o Supremo. Outras hipóteses são levar adiante a CPI da Lava Toga e promover o impeachment de integrantes da corte —em 2021, Bolsonaro fez uma denúncia contra Alexandre de Moraes, exigindo seu afastamento. O pedido foi rejeitado.

Para Bolsonaro, a venezuelização do STF é mais um passo para instalar no país uma autocracia para chamar de sua e causar inveja ao colega Erdogan, da Turquia. Para o centrão, vale a continuação do orçamento secreto —que a ex-candidata a presidente Simone Tebet chama de "maior esquema de corrupção do planeta" e cuja inconstitucionalidade está na mira da ministra Rosa Weber.

Nesta sexta (14), a PF prendeu no Maranhão os primeiros envolvidos nos crimes financiados pelo arranjo entre o governo e o Congresso. O alvo era o SUS, consultas e atendimentos que jamais existiram, um desvio de R$ 69 milhões. Vem mais coisa por aí. O poço do bolsolão não tem fundo. Mensalão e petrolão, juntos, não fazem marola na sua superfície.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.