Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Depois de Bolsonaro, é Lula contra Lira

Cabo de guerra na Câmara expõe luta por poder e dinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O revogaço, estratégia de Lula em seus primeiros dias na Presidência, parou na Foz do Amazonas.


A política de desfazer o tanto de errado que Bolsonaro fez ao longo de quatro anos ganhou maior visibilidade na segurança pública, com a suspensão de registros para caçadores, atiradores e colecionadores. O plano é elaborar uma nova regularização para o Estatuto do Desarmamento, promessa de campanha. Entre 2019 e 2022, a quantidade de armas de fogo em acervos particulares de civis e militares mais que dobrou, chegando a quase 3 milhões. Muitas dessas armas acabaram desviadas para mãos de traficantes e milicianos.

Enquanto prosseguia o desmonte doméstico —foi extinto um suspeitíssimo gabinete no Rio, criado no segundo dia do governo Bolsonaro, com gastos de R$ 2,3 milhões em salários para servidores, mas que na realidade jamais funcionou—, o presidente rodou o mundo e manteve uma infinidade de encontros com chefes de Estado. Além de viabilizar parcerias na área econômica, a ideia era apagar a imagem do Brasil como pária internacional. Lula aproveitou para dar uma de suas pisadas na bola clássicas, mentindo sobre a Venezuela de Maduro e mais desunindo que unindo o bloco sul-americano.

Veio o caso da exploração de petróleo em águas profundas do Amapá, que põe em xeque a política ambiental do país. Mesmo pressionado pela Petrobras, o Ibama negou a licença —o que já havia ocorrido na gestão Temer.

Sem boa vida no Congresso e sujeito às ciladas de Arthur Lira, o governo conseguiu aprovar no limite do prazo a MP que reestrutura a Esplanada —com as pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas desidratadas— e foi atropelado por um trator na votação do marco temporal, em mais um duro golpe contra o meio ambiente. Aos olhos do mundo, o Brasil volta à condição de pária, com a bancada ruralista substituindo Bolsonaro para que o trabalho de destruição avance.

Arthur Lira durante a sessão que tratou dos ministérios do governo Lula - Pedro Ladeira - 31.mai.23/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.