Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu TSE

Os sósias de Lula

Enquanto Bolsonaro ouve a bomba-relógio, petista se multiplica em erros e acertos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dublê de ajudante de ordens da Presidência e operador de quadrilha, o tenente-coronel Mauro Cid demorou demais para negociar a delação premiada. Sobretudo levando-se em conta o histórico das traições de Bolsonaro, useiro e vezeiro em fritar, abandonar pelo caminho ou fazer coisa pior com seus colaboradores mais próximos.


Quem não perdeu tempo foi o ministro Alexandre de Moraes, do STF, homologando o acordo com a Polícia Federal que deve ajudar a esclarecer os crimes do ex-chefe. Em troca, Cid poderá ter um abatimento da pena em caso de condenação. Não deixa de ser um alívio para quem está ameaçado de ir para o "barro", gíria da caserna que indica punição militar, e sofre pressão do "conglomerado". A expressão nebulosa foi usada por Cezar Bitencourt, advogado de Cid. Tal conglomerado reúne quem ou o quê? Seria o coletivo de milícias?

Fora do Planalto, Bolsonaro —investigado por fraude em cartões de vacinação, venda de joias recebidas pelo governo brasileiro e tramar um golpe de Estado— não tem a blindagem que construiu em torno de si aparelhando as instituições. A partir de agora, a PF entra na fase de diligências, tomando medidas para aprofundar as investigações. Aos ouvidos do capitão, soa como uma enorme bomba-relógio, um ensurdecedor tique-taque, tique-taque.

Inelegível, Bolsonaro assiste à ruína de sua popularidade. Na cidade de São Paulo, segundo o Datafolha, 68% dos eleitores dizem que não votariam de forma alguma num candidato indicado por ele. Nas redes, a ala bolsonarista, perdida, grita ao vento. A última invenção é que Lula morreu logo após as eleições, o que vemos são quatro ou três sósias.

Se não fosse puro delírio, explicaria como um Lula participa da cúpula do G20 na Índia, outro come jabuticaba no pé e um terceiro demite Ana Moser para pôr no Ministério do Esporte o André Fufuca, que não sabe quem é a bola.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.