Álvaro Machado Dias

Neurocientista, professor livre-docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Álvaro Machado Dias
Descrição de chapéu tecnologia

Consciência de máquina

Redes neurais artificiais têm baixa complexidade arquitetônica, ao contrário do cérebro da lesma e do nosso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Álvaro Machado Dias

Neurocientista, professor livre-docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind

Consciência é uma forma substantiva de se referir ao trânsito das experiências. Em seu cerne estão duas dinâmicas informacionais: uma em que o mapeamento de condições internas pelo agente gera um sinal fraco, mas quase perene; e outra em que perturbações dessas manifestações sutis dão especificidade a realidades notáveis.

A primeira é chamada de consciência fenomenológica; é ela que cria nosso senso de identidade sensorial. A outra é a consciência atencional, para qual se aplica a famosa alegoria do palco e do holofote. A formação de juízos afetivos sobre o que nos é relevante vem da leitura das inflexões do sinal fraco pelas ideias e as coisas, o que torna o pacote indivisível.

LaMDA ( (Language Model for Dialogue Applications)l, do Google: as interações que criam sensação de 'consciência própria' em robôs - Foto: Getty images/BBC News Brasil - GETTY IMAGES / BBC News Brasil

A taxa estelar de adoção do ChatGPT eliminou o pudor nos debates sobre a consciência artificial. Em menos de um ano, fomos de Blake Lemoine, o engenheiro demitido do Google por falar que um chatbot havia se tornado consciente, para a normalização absoluta dessa perspectiva.

A tese subsumida é que a evolução das redes neurais artificiais é como a dos seres vivos, cuja consciência surge e expande o seu escopo junto à filogenia. O ChatGPT seria o seu marco zero.

Como? A explicação básica é que a multiplicação dos neurônios cumpre esse papel. O problema é que elefantes têm quase 200% mais neurônios do que a gente e não parecem mais conscientes. A explicação sofisticada consigna à complexidade da rede a geração da consciência. Parece fazer sentido.

Porém, redes neurais artificiais têm baixa complexidade arquitetônica —basta notar que não têm áreas especializadas, o que faz com que sejam ativadas na íntegra a cada estimulação, ao contrário do cérebro da lesma e do nosso.

Essas constatações, aliadas à de que a consciência tem papéis decisivos a cumprir em seres que não moram em nuvens imateriais, mas habitam o mundo real, sugere que Blake Lemoine não era mesmo tão lúcido assim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.