Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu inflação juros

Além do vírus, fome

No auge da pandemia no Brasil, o desemprego é recorde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguma coisa vai muito mal quando ir às compras no supermercado se torna um ato angustiante e motivo de tristeza. Pois na capital federal chegamos a esse ponto. Está cada vez mais difícil entrar pela porta da frente de um supermercado sem ser abordada por criança ou adulto a pedir por comida.

Pudera. No auge da pandemia no Brasil, o desemprego é recorde, a tendência é de aumento dos juros e a inflação disparou. Para completar, nos últimos 12 meses a alta de preço dos alimentos representa quase o triplo do percentual da inflação oficial, segundo a aferição do IBGE.

Além do aterrorizante crescimento exponencial das mortes por Covid-19, o empobrecimento da maioria da população é fato que chama atenção e preocupa nesses tempos sombrios. O agravamento do nível de insegurança alimentar atinge mais de 10 milhões de brasileiros segundo as estimativas oficiais. É gente que está passando fome, que vai deitar de barriga vazia e acorda sem saber se terá o que comer ao longo do dia.

Não bastasse isso tudo, falta vacina para frear a disseminação do vírus que se alastra num ritmo frenético enquanto sobram promessas sucessivamente descumpridas e exclamações descabidas na linha do "vai trabalhar, vagabundo!". Resta apenas saber onde trabalhar frente a um cenário de desemprego que em 2020 atingiu mais de 13 milhões de pessoas, das quais pretos e pardos destacam-se negativamente, uma vez que o impacto do desemprego foi 58,7% maior entre os negros como apontou reportagem da Folha.

A tragédia social é enorme e visível a olho nu. Em Brasília, áreas verdes vêm sendo tomadas por barracas improvisadas com sarrafos cobertos por sacos de lixo. São espaços habitados por homens, mulheres e crianças desumanizados, vivendo pior do que muito bicho. À mercê da sorte, contam com a benevolência de quem tem mais do que precisa e está disposto a compartilhar um pouco do que sobra. É o popularmente chamado quadro da dor. E sem moldura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.