Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Empatia é quase amor

Em meio à escassez de vacina contra a Covid e do descontrole da pandemia no país, cancelar o Carnaval era a decisão mais óbvia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio à escassez de doses de vacina contra a Covid 19 e do descontrole da pandemia no país, cancelar o Carnaval era a decisão mais óbvia. Contudo, no berço do maior show da terra, resistir aos encantos de uma aglomeração e ficar quieto no período tradicionalmente dedicado à folia exigiu demonstração de responsabilidade, solidariedade e empatia que nem todos se mostraram capazes de dar.

Faz tempo que o Carnaval vem servindo de válvula de escape ao permitir que, por alguns dias, o povo brinque, cante, dance e se divirta como quem vive uma fantasia. Pra tudo se acabar na quarta-feira, como cantou o sambista. Mas em meio à contagem progressiva de vidas perdidas para o vírus letal e implacável era de se esperar maior comedimento.

Porém o que se viu foram festas clandestinas de norte a sul. Tanto em bairros nobres quanto nas periferias, muita gente se aglomerou, sem máscara e sem medo. Como se não houvesse amanhã —e, para muitos, talvez não haja. O Carnaval da pandemia foi cancelado, mas as festas não.

Generalizações costumam ser tendenciosas, porém é difícil encontrar explicação para o negacionismo coletivo que passe longe do hedonismo, apesar dos maus exemplos dados por figuras públicas.

Pode até ser que quem passou o último ano arriscando a vida em ônibus ou vagão de trem e metrô lotados pra sobreviver se sinta merecedor de se arriscar também em troca de algumas horas de lazer. No entanto esse é um risco que ultrapassa a segurança da própria vida e tem efeito cascata numa sociedade onde a crise sanitária está desgovernada e não há imunizante disponível.

Empatia pode ser resumida como a capacidade de se colocar no lugar do outro. É preciso amor para ser capaz de sofrer com o luto que não lhe pertence e para renunciar a prazeres imediatos. Fazendo trocadilho com o bloco de carnaval carioca Simpatia é quase amor, que mobiliza foliões em Ipanema, o Carnaval 2021 demonstrou que empatia é quase amor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.