Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

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Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu

O país dos sem-sem

Há mais de 11,5 milhões de jovens nessa condição no Brasil, e a maioria é negra

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Na porta de um supermercado do Plano Piloto, área nobre de Brasília, uma adolescente e um menino pedem itens da cesta básica a quem ingressa no local. "Pode comprar um litro de óleo para me dar, tia?", pergunta ela ao me ver passar. Apressada e constrangida, entro no comércio. Na saída, entrego o mantimento e pergunto a idade da dupla. Ela tem 15, ele, 9 anos. São irmãos. Ambos deixaram de frequentar a escola durante a pandemia e têm se dedicado a ajudar a levar comida para dentro de casa.

A cena é tão cruel quanto corriqueira num país em que a inflação dos alimentos já consome quase 40% da receita dos mais pobres. E se ocorre na terceira capital mais rica da nação, não é de surpreender que as regiões Norte e Nordeste, tradicionalmente mais carentes de oportunidades, sejam recordistas em concentração de jovens de 15 a 29 anos que não estudam e não trabalham – os friamente chamados "nem-nem". E, claro, entre eles a maioria é negra.

Moradores de rua no centro de São Paulo - Nelson Almeida - 8.fev.22/AFP

Pensando nos irmãos da porta do mercado e nas reflexões de um grupo de acadêmicos sobre indicadores sociais brasileiros, me dei conta do grau de perversidade e de injustiça embutidos na expressão "nem-nem". Em caso de adoção de uma alcunha para esses brasileiros, talvez a correta fosse "sem-sem", de sem trabalho decente e sem oportunidade de mudar de vida.

São mais de 11,5 milhões de jovens nessa condição no Brasil. O que não significa estar à toa. Ao contrário. É gente que vai à luta como pode e se vira com os recursos de que dispõe para sobreviver. Quem não está no "metaverso" é capaz de enxergar.

Será que algum dia poderemos contar com políticas públicas efetivas de geração de emprego e renda alinhadas com ações de combate à evasão escolar e de incentivo à educação de qualidade no Brasil? Talvez aí o país deixe de ter 2,4 milhões de crianças sem saber ler e escrever ao final das séries iniciais do ensino fundamental e os jovens possam ter esperança de um futuro melhor.

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