Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Mistura pacífica?

Inúmeros indicadores dão provas de que a cor da pele nos distingue no dia a dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma inquietação acrescida de desconforto costuma se apossar de mim toda vez que uma sentença supostamente proferida com a melhor das intenções soa fora de contexto.

Foi assim quando ouvi um futuro ministro de Estado falar sobre pobreza e exclusão social e afirmar que "somos uma mistura pacífica", mas ele tem "medo que esse tempo de paz esteja se exaurindo".

O fato de o racismo no Brasil por muito tempo ter sido velado não significa que a convivência interracial tenha sido pacífica em algum momento da nossa história. Da abolição (quando os ex-escravizados começaram a viver na mendicância), passando pela Lei da Vadiagem (que incriminou "negros desocupados"), até a oposição às cotas raciais, sobram exemplos de violência, opressão e desrespeito a direitos dos afrodescendentes.

0
Manifestantes pintam frase #vidaspretasimportam na avenida Paulista, em São Paulo, em protesto pelo assassinato de Beto Freitas, em Porto Alegre - Bruno Santos - 21.nov.20/Folhapress

Para além das implicações psíquicas, inúmeros indicadores dão provas de que a cor da pele nos distingue no dia a dia. Tanto que, em solo nacional, um negro tem 2,6 vezes mais risco de ser assassinado
do que um não negro
.

Talvez a evidência mais escandalosa do racismo à brasileira esteja nos resquícios escravocratas revelados pelos números ligados ao dito trabalho análogo à escravidão. Na análise do componente racial, 80% das pessoas encontradas nessas condições são autodeclaradas pretas ou pardas.

Pelas estatísticas do Ministério do Trabalho e Previdência, em 2021 foi registrada alta de 106% nos casos de flagrante dessa prática criminosa em comparação a 2020.

Em pleno DF, na semana passada 14 trabalhadores foram resgatados em condições insalubres, em alojamentos superlotados, sem água potável. Sem falar na senhora de 82 anos que o Ministério Público do Trabalho libertou no interior de SP após 27 anos de "escravidão doméstica.

Infelizmente, a realidade nacional é prova de que nós, brasileiros, sempre vivemos geográfica, social e economicamente segregados por raça. O que parece estar se esgotando é o tempo da submissão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.