Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Não há empresa de sucesso em uma sociedade doente e profundamente desigual

Lideranças precisam investir em causas, que devem estar sempre acima de marcas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você ocupa um cargo de liderança e acha que não é responsável por questões sociais, recalcule a rota. Repense profundamente como sua empresa está contribuindo e impactando a sociedade. Preocupar-se e buscar alternativas, ações e políticas para questões sociais e grupos minorizados não é apenas moralmente correto, mas também pode ser benéfico em termos de reputação, inovação, engajamento interno, gerenciamento de riscos e crises e crescimento no mercado. Causas estão acima de marcas.

O Brasil é o 7º país mais desigual do planeta, com 3% da população detentora de mais de 60% da riqueza, enquanto a maioria enfrenta dificuldades econômicas. Isso é um problema nosso. Enquanto, para muitos, esse assunto é considerado ‘’mimimi’’, na coluna de hoje, destaco a importância e como apoiar verdadeiramente causas que podem impactar positivamente o seu negócio. Primeiro, por onde começar?

A diversidade também deve estar presente nos cargos de liderança - Drazen/Adobe Stock
  • Identifique causas e atue profundamente: quais são as questões sociais e causas em que sua empresa pode efetivamente contribuir?
  • Evite o marketing vazio: não use ações sociais ou ambientais apenas como ferramentas de marketing sem conteúdo real. Garanta que suas iniciativas sejam autênticas e impactantes e avalie o impacto da sua ação.
  • Identifique e busque parcerias estratégicas: procure parceiros que compartilhem sua visão e potencialize os resultados.

Pense de forma colaborativa: busque atrair mais aliados e envolver a comunidade. Colaboração em vez de competição.

E no que isso nos diz respeito? Para mim, além de ansiar por um mundo mais inclusivo, justo e igualitário no âmbito empresarial, investir na diversidade e inclusão é o caminho. A diversidade de raça e gênero proporciona também uma diversidade de pensamentos e experiências, o que pode levar a soluções mais inovadoras e a uma equipe de trabalho mais capacitada (ah, ponto importante, a diversidade deve estar na alta liderança também, mas abordarei esse assunto em outra edição).

Além disso, agir em parceria com questões sociais pode beneficiar a sua empresa de diversas maneiras, como a construção de reputação e marca sólidas, o estímulo à inovação, a promoção da sustentabilidade e o fortalecimento do capital humano.

Lembre-se: CAUSAS estão acima de marcas, SEMPRE.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.