Se você ocupa um cargo de liderança e acha que não é responsável por questões sociais, recalcule a rota. Repense profundamente como sua empresa está contribuindo e impactando a sociedade. Preocupar-se e buscar alternativas, ações e políticas para questões sociais e grupos minorizados não é apenas moralmente correto, mas também pode ser benéfico em termos de reputação, inovação, engajamento interno, gerenciamento de riscos e crises e crescimento no mercado. Causas estão acima de marcas.
O Brasil é o 7º país mais desigual do planeta, com 3% da população detentora de mais de 60% da riqueza, enquanto a maioria enfrenta dificuldades econômicas. Isso é um problema nosso. Enquanto, para muitos, esse assunto é considerado ‘’mimimi’’, na coluna de hoje, destaco a importância e como apoiar verdadeiramente causas que podem impactar positivamente o seu negócio. Primeiro, por onde começar?
- Identifique causas e atue profundamente: quais são as questões sociais e causas em que sua empresa pode efetivamente contribuir?
- Evite o marketing vazio: não use ações sociais ou ambientais apenas como ferramentas de marketing sem conteúdo real. Garanta que suas iniciativas sejam autênticas e impactantes e avalie o impacto da sua ação.
- Identifique e busque parcerias estratégicas: procure parceiros que compartilhem sua visão e potencialize os resultados.
Pense de forma colaborativa: busque atrair mais aliados e envolver a comunidade. Colaboração em vez de competição.
E no que isso nos diz respeito? Para mim, além de ansiar por um mundo mais inclusivo, justo e igualitário no âmbito empresarial, investir na diversidade e inclusão é o caminho. A diversidade de raça e gênero proporciona também uma diversidade de pensamentos e experiências, o que pode levar a soluções mais inovadoras e a uma equipe de trabalho mais capacitada (ah, ponto importante, a diversidade deve estar na alta liderança também, mas abordarei esse assunto em outra edição).
Além disso, agir em parceria com questões sociais pode beneficiar a sua empresa de diversas maneiras, como a construção de reputação e marca sólidas, o estímulo à inovação, a promoção da sustentabilidade e o fortalecimento do capital humano.
Lembre-se: CAUSAS estão acima de marcas, SEMPRE.
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