Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

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Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Não trate como relacionamento quem te trata como networking

Interação vai além de mensagens padronizadas no LinkedIn e deve ser oportunidade para cultivar ligações genuínas

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Essa frase deu um nó na sua cabeça? Na coluna desta semana, discutiremos o tão conhecido networking. Não sei quanto a vocês, mas essa é uma das palavras que o mercado saturou. No entanto, sua importância permanece inegável. No mundo corporativo, e, hoje, na minha jornada empreendedora, o networking se fez presente e fundamental na construção de meus caminhos.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, percebo o networking como uma teia na qual as conexões se entrelaçam e se fortalecem. Essa interação vai além de simplesmente adicionar alguém e enviar mensagens padronizadas no LinkedIn. O networking é e deve ser uma oportunidade para cultivar relacionamentos genuínos.

Apinan/AdobeStock

Já reparou como é desafiador para nós, mulheres, destacarmos nossas carreiras, empresas, produtos ou serviços? O primeiro passo para estabelecer essas conexões é afastar o networking desse estigma de interesse negativo. Ouso dizer que o networking para as mulheres empreendedoras possui particularidades distintas em relação aos homens. Ele carrega consigo um caráter de apoio e de proteção.

Nas ações e eventos que ocorrem na Rede Mulher Empreendedora, sempre reservamos um momento para que as mulheres se conheçam, conversem e compartilhem experiências. Isso é networking. A partir dessas conversas, surgem novas amizades, potenciais parcerias, momentos de desabafo e a criação de relacionamentos que serão nutridos em outros encontros.

De forma prática, para construir relacionamentos:

1. Encontre pontos em comum

Identificar interesses compartilhados é fundamental para estabelecer uma conexão significativa com as pessoas em sua rede.

2. Compartilhe experiências

Compartilhar histórias e experiências pessoais e profissionais pode enriquecer esses relacionamentos.

3. Redes de interesse

Redes de apoio mútuo entre mulheres empreendedoras podem impulsionar o crescimento e o sucesso de todas.

O mundo já é hostil demais para as mulheres, portanto, minha última dica, mas não menos importante: sejamos aliadas. Abram portas, elogiem, recomendem e comprem de mulheres.

Nós por nós.

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