Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes

Manter as portas abertas ao deixar um ambiente de trabalho é uma das lições que carrego

Isso não implica em ser a 'miss simpatia' ou agir de forma amigável em situações desconfortáveis, mas sim em ser respeitosa e gentil com todos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sou uma grande entusiasta da colaboração. Acredito firmemente que colaborar é maior do que competir, e minha reflexão de hoje é sobre não fechar portas por onde passamos. Não estou me referindo à positividade tóxica, mas sim a expressar gratidão e lembrar daqueles que nos impulsionaram quando precisamos.

Como uma mulher negra que transita por diversos espaços e convive com pessoas diversas, não acredito em ter uma personalidade diferente para cada ambiente. Na verdade, o que você constrói na sua vida profissional, você leva para a pessoal e vice-versa.

Fotografia mostra uma mulher negra sentada conversando com um homem negro em ambiente de trabalho
Ser gentil e respeitoso com todos no ambiente de trabalho é importante para possíveis contatos futuros - Adobe Stock

Muitos não sabem, mas passei boa parte da minha carreira no mundo empresarial, se empreender não é uma opção e você precisa construir seu nome no ambiente corporativo, além de seus diplomas, cursos e fluência em línguas, promova a singela e poderosa gentileza nesses espaços. Essa é minha dica de ouro para hoje.

Chego ao final de 2023 cansada (quem não?), todo mundo quer falar, mas ninguém quer ouvir. Vou mais a fundo, muitos não querem nem dialogar. Em quantas situações, muitas que até se transformam em crimes, são cometidas por desrespeito ao próximo? Ter opiniões divergentes é saudável; não desrespeite ou menospreze ninguém. A arrogância e a soberba são venenos que você mesmo toma quando é só isso que você tem a oferecer.

Não desmereça ou critique empresas e pessoas. Se você tem posições e opiniões diferentes sobre as atitudes da empresa ou de suas lideranças, expresse e argumente. Mesmo que não seja bem recebido, é muito mais profissional do que sair criando tuítes de fofoca. Como dizia nossa querida Marília Mendonça, supera!

Colega de trabalho hoje, fornecedor, cliente ou chefe amanhã. O mundo é pequeno, e dá voltas que às vezes podem ser duplos twists carpados. Seja gentil, respeitoso e uma boa pessoa com todos. É de graça e faz bem para a alma.

Em minha trajetória no ambiente corporativo, carrego lições valiosas que aplico para a vida toda, sendo a principal delas: manter as portas abertas. Isso não implica em ser a 'miss simpatia' ou agir de forma amigável em situações desconfortáveis, mas sim em ser respeitosa e gentil com todos, evitando, sobretudo, fazer julgamentos sem ter acesso ao quadro completo. Em um mundo repleto de especialistas em tudo, a humildade se revela como a maior dádiva.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.