Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Fuja da imagem da Mulher-Maravilha e seja uma mulher possível

A múltipla jornada da empreendedora que cuida dos negócios, da casa e da família é injusta e exaustiva, mas você não está sozinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recebo com frequência relatos de empreendedoras alegando que não conseguem dar conta das obrigações ou que os dias não rendem o suficiente. Isso não é culpa delas. Nós, mulheres, nos vemos presas ao peso decorrente da pressão social e da acumulação de responsabilidades que nos são impostas.

O estudo "Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil", produzido em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que o simples fato de ser mulher resulta em um acréscimo de 11 horas semanais no trabalho doméstico e nas funções não remuneradas, como o cuidado com as crianças, idosos e doentes.

Adobe Stock

Embora sejam atividades fundamentais para o bem-estar da sociedade, o fato de estarem concentradas nas mãos das mulheres causa sobrecarga física e emocional adoecedoras; sobretudo quando somamos essas responsabilidades ao trabalho remunerado ou com a gestão de uma empresa.

Para completar, tem aquela imagem de super-heroína atribuída a nós, cobrando o tempo todo que a gente dê conta de tudo com perfeição. Por trás desse tipo de elogio, existe uma pressão constante para alcançarmos o inalcançável.

Mas, calma. Você não precisa desistir! É possível virar esse jogo. Não digo que é um processo fácil, mas existem alguns pequenos hábitos que podemos aderir à nossa rotina para equilibrar melhor a vida profissional com a pessoal de forma mais saudável. Cito algumas a seguir:

Faça uma boa gestão do tempo

Não adianta brigar com o relógio, o seu dia não vai aumentar. Pense que em 24 horas você precisa dar conta das suas demandas e separar um tempo de qualidade para o descanso. Planejamento é a palavra-chave. Não se esqueça de incluir os prazos e as metas de cada atividade, mas seja realista para evitar frustrações.

Liste prioridades

Enquanto estamos concentradas apenas no urgente, acabamos deixando o que é importante de lado. Assim, sempre terão questões pendentes a serem resolvidas. Organize suas prioridades da forma que for melhor para você (no papel, na planilha ou em um aplicativo). O importante é dar visibilidade aos afazeres. Manter o foco no planejamento nos ajuda a dominar a ansiedade.

Use a tecnologia ao seu favor

Agendas digitais, internet banking, apps de organização em grupo e de comunicação instantânea são essenciais para agilizar processos e manter tudo documentado. Muitas dessas ferramentas são gratuitas e podem ser acessadas em qualquer lugar pelo celular. O uso de bons apps e softwares não apenas alivia a sobrecarga da mulher, mas facilita e torna mais eficiente a gestão do negócio.

Aceite ajuda

Precisamos admitir, de uma vez por todas, que ninguém faz tudo sozinho. É fundamental ter uma rede de apoio, aceitar ser ajudada e, por último, mas também o mais difícil, delegar tarefas. Receber ajuda e distribuir responsabilidades não é sinal de fraqueza e, sim, uma forma de exercer sua liderança e gestão; além de garantir que você tenha tempo para lidar com outras questões.

Autocuidado

Autocuidado não é egoísmo. É comum acharmos que não tem sentido priorizar a si mesma ao invés dos filhos, da casa e também do negócio. Mas tempo de qualidade para descansar e se cuidar é questão de sobrevivência. Precisamos estar bem, com a saúde emocional, mental e física em dia, para dar conta da carga de atividades e das cobranças e pressões sociais que sofremos.

Como você pode ver, não faltam recursos para gerenciar melhor sua rotina. Mas isso não significa que você tem que abraçar o mundo. Concluo com a última e mais importante das dicas: fuja dessa imagem da Mulher-Maravilha que dá conta de tudo. Seja uma mulher possível!

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.