Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas machismo

Quanto faturam as empreendedoras?

Elas movimentam a economia do país, mas não estão lucrando com isso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Rede Mulher Empreendedora, trabalhamos com mulheres e negócios diversos. Há aquelas que ainda não sabem por onde começar, aquelas que já possuem negócios mais estruturados, as pequenas e microempreendedoras. E sabe o que todas elas têm em comum? Juntas, movimentam a economia do Brasil, mas não estão lucrando com isso.

Os motivos? São muitos. Para começar, somos mulheres, o "corre" é sempre mais difícil, restrição de acesso a crédito, investimentos, políticas públicas, reconhecimento e misoginia são alguns dos principais problemas que as mulheres enfrentam. Sem acesso a créditos, não conseguem impulsionar suas empresas. Sem políticas públicas, não há caminho para a igualdade e, por último, mas não menos desafiador, o machismo.

Mulher de negócios frustrada olhando para a tela do laptop, trabalhadora insatisfeita espalhando as mãos dentro do escritório, mulher latino-americana trabalhando na mesa usando computador para comunicação on-line de videochamada.
Alcançar lucro é um desafio maior para mulheres nos negócios; sem acesso a créditos, não conseguem impulsionar suas empresas - Liubomir/Adobe Stock

Quantas e quantas histórias compartilhamos entre nós, empreendedoras, que ouvimos "cadê o seu sócio?" em uma reunião, ou percebemos, nas entrelinhas, que um homem ao lado mudaria os rumos de uma conversa profissional. Sabemos que existe uma tendência em questionar e até duvidar das habilidades técnicas dessas mulheres.

Segundo pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 59% das empreendedoras faturam até R$ 2.500 por mês, e apenas 17% conseguem atingir os R$ 5.000 mensais. Além disso, 73% dessas mulheres possuem dívidas, o que se torna mais um obstáculo na hora de obter recursos.

Nosso estudo ainda mostra que 4 em cada 10 empreendedoras não faturam o suficiente para cobrir os custos do negócio. E 7 em cada 10 se sentem sobrecarregadas com a quantidade de responsabilidades que possuem para além da sua empresa, isso inclui trabalhar, cuidar da casa, filhos, animais, alimentação e mais. Lembra que eu disse que para as mulheres o corre é maior? Isso porque ainda não acrescentamos raça e aspectos socioeconômicos nesse artigo.

É inegável que existe preconceito, e o estereótipo de gênero que envolve as ideias das empreendedoras. As mulheres entendem de inovação, mecânica, tecnologia e todos os outros assuntos considerados masculinos. Aliás, para mim, nós somos a inovação. Só em 2022, somam-se mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios, movimentando a economia. Além da contribuição para o PIB, as empreendedoras geram novos empregos e abrem portas, contratando outras mulheres.

Daqui pra frente, trabalho para que as empreendedoras, além de terem recursos básicos para gerir seus negócios, também construam seu próprio patrimônio e tenham as mesmas oportunidades que um homem tem ao querer empreender.

E como fazemos isso? Mudando o curso da sociedade. Ensinemos equidade de gênero para nossas crianças, garantindo que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e salários (e aqui digo também em cargos de lideranças, CEO, CO-CEO), políticas públicas que funcionem e, principalmente, o reconhecimento do trabalho feminino.

Promover oportunidades para as empreendedoras não é apenas combustível para a economia do país é, também, promoção da equidade de gênero, de espaços e de perspectivas para meninas. É alçar e criar soluções para problemas complexos com um olhar inovador e uma ótica que só elas têm.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.